

O Serpro, em parceria com o Instituto Eldorado, realiza em Salvador a capacitação gratuita “IA para Produtividade e Empregabilidade”, voltada à formação de jovens de baixa renda, preferencialmente beneficiários do Programa Bolsa Família. A iniciativa busca promover inclusão digital e oportunidades de inserção no mercado de trabalho por meio do uso responsável e produtivo da Inteligência Artificial.
Com início das aulas previsto para o dia 17 de novembro e término em 17 de dezembro, a formação tem 80h de duração e será realizada de segunda a sexta-feira no Laboratório na Regional do Serpro em Salvador, com duas turmas de 30 alunos cada, uma no turno da manhã e outra à tarde. As inscrições estão abertas até o dia 10 de novembro, e o preenchimento das 60 vagas será feito por ordem de inscrição, desde que atendidos os requisitos.
“Nosso objetivo é que jovens em situação de vulnerabilidade social encontrem na tecnologia um caminho para o futuro profissional. Ao capacitá-los para usar a Inteligência Artificial de forma ética e produtiva, o Serpro e o Instituto Eldorado ajudam a construir um mercado de trabalho mais inclusivo e preparado para os desafios digitais”, destaca Kleber Santos, assessor da presidência do Serpro. Cid Evangelista Júnior, do Instituto Eldorado, complementa: “Mais do que aprender tecnologia, é sobre preparar-se para o futuro do trabalho e transformar potencial em oportunidade, como parte importante desta cooperação entre Serpro e o Instituto Eldorado”.
Formação prática e voltada à empregabilidade
O curso foi pensado especialmente para quem está em busca de estágio, emprego ou recolocação profissional, e tem como meta formar talentos aptos a utilizar a IA como instrumento de produtividade e inovação em suas rotinas de trabalho.
A capacitação combina teoria e prática, com acompanhamento de dois mentores especialistas e monitores online. O conteúdo está estruturado em três módulos que abordam ética digital, etiqueta corporativa, segurança da informação, uso de IA generativa e ferramentas aplicadas a atividades administrativas, financeiras, de atendimento e de tecnologia.
Foto: Divulgação