terça, 04 de novembro de 2025
Euro Dólar

ESTUDANTES DE SALVADOR APRENDEM A DESENVOLVER PRODUTOS PERSONALIZADOS COM FOCO NO EMPREENDEDORISMO

Matheus Souza - 04/11/2025 16:23

Os estudantes do Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, localizado no bairro do Arenoso, em Salvador, estão transformando a criatividade em empreendedorismo. Através da oficina de sublimação (processo de impressão digital realizado diretamente em tecidos e outros materiais como cerâmica, acrílico e metal), ofertada na unidade escolar, eles aprendem a personalizar objetos e brindes como canecas, canetas, camisetas e sandálias com designers exclusivos.

De acordo com o monitor da oficina e parceiro do colégio, Adriano Santos, conhecido como Asa Barman, o objetivo é empoderar e qualificar estudantes e familiares dentro da própria comunidade para o mundo do trabalho. “Com o conhecimento obtido na oficina, eles podem confeccionar as suas próprias peças utilizando os equipamentos da escola, vender e captar recursos para investir em um negócio próprio, tendo autonomia financeira”, explicou.

Criatividade e oportunidade

A estudante Beatriz Miranda, 23 anos, 3ª série do Ensino Médio, aprovou a iniciativa. “A oficina é muito interessante. Eu já aprendi a personalizar camisas e canecas. No momento, eu estou juntando dinheiro para a minha formatura com a venda dos produtos, que possuem preços acessíveis e são de qualidade. A comunidade valoriza a mão de obra local e isso é muito bom”, disse.

Segundo a estudante Micaella Vitória dos Santos, 16 anos, 2ª série do Ensino Médio, a oficina vem estimulando a sua criatividade e a vontade de empreender. “Eu não sabia como funcionava esse tipo de impressão e estou gostando muito de aprender as técnicas para poder ter uma renda própria e, também, ajudar em casa”, contou, empolgada.

A oficina, que também é aberta para familiares dos estudantes, é realizada de forma gratuita no contraturno das aulas regulares, com equipamentos adquiridos pela própria unidade escolar. Além da variedade de produtos personalizados, como mouse pads, quebra-cabeças, quadros, tecidos, ecobags, copos long drink, os participantes aprendem a desenvolver diferentes artes gráficas.

 

Foto: Ingrid Lago

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.