segunda, 03 de novembro de 2025
Euro Dólar

GIOVANNA VICTER É ELEITA PRESIDENTE DA REDE DE SECRETÁRIOS DE FAZENDA DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE

Victoria Isabel - 03/11/2025 17:40

Salvador assumiu mais um papel de destaque nos debates sobre o acesso a recursos financeiros. Na última sexta-feira (31), a titular da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer, foi eleita presidente da Rede de Secretários de Fazenda das Cidades da América Latina e do Caribe, durante evento realizado em Mendoza, na Argentina. A gestora ocupará o cargo pelo período de um ano

Victer comandará o grupo formado por 24 cidades de nove países, que tem como principal objetivo ampliar o acesso a financiamento para o desenvolvimento urbano sustentável na América Latina e no Caribe. Para isso, foram definidas linhas de trabalho em torno de três eixos estratégicos: reformas fiscais e marcos habilitantes para a autonomia financeira local; fortalecimento das capacidades técnicas e da gestão financeira municipal; e instrumentos financeiros inovadores e estratégias de mobilização de recursos.

“Assumir a presidência da Rede representa não apenas um reconhecimento ao que temos construído em Salvador, mas também um compromisso com o futuro das cidades da América Latina e do Caribe. É uma chance de transformar boas práticas em soluções concretas para o financiamento de um desenvolvimento mais justo e sustentável”, avaliou Giovanna Victer

Em sua primeira missão à frente da Rede, a secretária da Fazenda de Salvador representará a entidade latino-americana na Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, que será realizada nos dias 3 e 4 de novembro, no Rio de Janeiro. A iniciativa, que celebra os 20 anos da C40, reúne representantes de cerca de 100 cidades para trocar experiências sobre questões climáticas e faz parte da programação do Fórum de Líderes Locais da COP30.

Entre os principais temas em pauta do encontro estão a redução pela metade do uso de combustíveis fósseis até 2030, o fortalecimento da resiliência urbana para proteger pessoas e cidades, e a transição para uma economia limpa e verde, ações essenciais para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.

“Acompanhar de perto o debate sobre o financiamento das cidades é crucial para construirmos estratégias e soluções reais diante dos desafios climáticos. O fortalecimento da gestão fiscal e o acesso a novos instrumentos financeiros são caminhos fundamentais para tornar nossos centros urbanos mais resilientes, inclusivos e sustentáveis”, finalizou Victer.

Foto: Ascom Sefaz

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.