segunda, 03 de novembro de 2025
Euro Dólar

FEIRA DO ARTESANATO DA BAHIA DESTACA A RIQUEZA CULTURAL INDÍGENA NA EDIÇÃO 2025 DO ACAMPAMENTO TERRA LIVRE

Victoria Isabel - 03/11/2025 17:20

A Feira do Artesanato da Bahia Edição Acampamento Terra Livre Bahia – 2025 será realizada entre os dias 03 e 06 de novembro, em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Este ano, o evento contará com a participação de mais de 30 etnias indígenas de todas as regiões do estado, que irão expor suas produções artesanais tradicionais, como peças em madeira, cerâmica, fibras naturais, entre outras tipologias.

A Feira, que é uma realização do governo do estado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é considerada a maior mobilização indígena do estado. O evento reunirá cerca de 1.500 indígenas de diversas regiões da Bahia, representando povos como Atikum, Pataxó, Tupinambá, Kiriri, Fulni-ô, Tuxá, Xucuru-Kariri, entre outros.

A estrutura do evento contará com 50 estandes padronizados do Artesanato da Bahia e 50 barracas cedidas pela Superintendência de Economia Solidária (SESOL), criando um espaço amplo e acessível para o público visitante. Além de adquirir produtos diretamente dos artesãos indígenas, os visitantes terão a oportunidade de dialogar e interagir com os criadores, conhecendo de perto os processos produtivos e a riqueza cultural de cada etnia.

Os povos participantes utilizam matérias-primas nativas, como sementes, cocos, penas de animais domésticos, fibras naturais (cipós, piaçava, palmeira do licuri), madeiras e argila, em composições que combinam técnicas tradicionais e contemporâneas. Entre os produtos expostos estarão: Entalhes e pinturas em madeira; Peças utilitárias talhadas; Cerâmica tradicional Kiriri; Maracas, arcos, flechas e apitos; Colares e adornos corporais feitos de
sementes e penas; Instrumentos musicais e objetos do cotidiano.

”Realizar a Feira do Artesanato Indígena no ATL, aqui em Salvador, é motivo de muito orgulho. É uma oportunidade para que artesãos e artesãs dos povos originários apresentem toda a riqueza e diversidade de sua produção. E, ao mesmo tempo, é uma chance para que a população tenha acesso a peças autênticas, de grande valor cultural, com preços justos. Na oportunidade, estarão presentes aproximadamente 30 etnias e mais de 2.000 representantes das diversas comunidades indígenas do estado da Bahia. Será um momento lindo de celebração da arte, da identidade e da ancestralidade.”, disse o coordenador de fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira.

A Feira também apresentará as Rotas do Artesanato da Bahia, que incluem a Rota das Carrancas, Rota Kiriri, Rota do Couro, Rota das Sempre Vivas, Rota Pataxó, Rota Pau Brasil, Rota da Piaçava e Rota do Cerrado, destacando a diversidade cultural e geográfica do estado.

Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, a feira representa um importante instrumento de valorização cultural e fortalecimento econômico dos povos originários da Bahia. “A Feira do Artesanato Indígena é um espaço de valorização da identidade, da economia e da arte dos povos originários da Bahia. Por meio do Artesanato da Bahia, a Setre reafirma o compromisso de fortalecer o trabalho, a geração de emprego e renda de artesãs e artesãos indígenas, que preservam saberes ancestrais e contribuem para a diversidade cultural e o desenvolvimento sustentável do nosso estado.”

A Feira é realizado pelo Governo da Bahia através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a MUPOIBA e com execução da Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê VII ATL, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), e em parceria com o Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).

Serviço

O que: Feira do Artesanato da Bahia – Edição Acampamento Terra Livre Bahia – 2025
Quando: 03 a 06 de novembro
Onde: Em frente à Assembleia Legislativa da Bahia, no CAB, Salvador
Horário: Das 9h às 18h
Entrada: Gratuita

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.