

Com o objetivo de reforçar a importância da identidade negra, combater o racismo e promover a igualdade, a Bracell realizará uma série de ações durante o mês de novembro, dedicado à Consciência Negra. Uma delas é o #AfroFashionDayNaBracell, iniciativa inspirada no Afro Fashion Day — o maior desfile de moda negra do Brasil —, que contou com o patrocínio da companhia. A ação consiste em levar os camarins apresentados inicialmente no AFD para suas unidades na Bahia, localizadas nas cidades de Camaçari, Alagoinhas, Inhambupe, Entre Rios e Feira de Santana.
A iniciativa incentiva os profissionais a experimentarem a sensação de estar em um momento da moda, montando looks com lenços de viscose que enaltecem a cultura afro-brasileira e que foram confeccionados por mulheres do projeto Fábrica de Fardamentos, uma cooperativa de costureiras de Inhambupe apoiada pelo Bracell Social na Bahia. “Acreditamos que celebrar a beleza, a ancestralidade e a representatividade da população negra é importante e faz parte do compromisso da Bracell em manter um ambiente diverso, plural e, principalmente, de respeito”, afirma Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell.
A gestora destaca ainda que, pelo terceiro ano consecutivo, a empresa reforçou sua missão de valorização e inclusão por meio do Afro Fashion Day, evento organizado pelo jornal Correio, que foi realizado neste sábado, 1ª de novembro, no Terreiro de Jesus (Pelourinho), em Salvador. “Como empresa, investimos em projetos que são importantes para o desenvolvimento da sociedade, especialmente na luta por igualdade e no reconhecimento da relevância da cultura negra”, afirma.
Ela acrescenta que, além das atividades internas, por meio do Programa de Diversidade e Inclusão, a companhia desenvolve iniciativas como o Programa de Fomento a Negócios de Impacto, voltadas ao empoderamento de projetos em comunidades do Litoral Norte, Agreste e Recôncavo Baiano, como destaque para ações lideradas por mulheres negras e quilombolas. “Potencializar esses projetos é fundamental para valorizar a ancestralidade e também garantir que essas comunidades possam se desenvolver plenamente, permitindo que as próximas gerações tenham mais oportunidades e um futuro mais próspero”, salienta.
Inovação na moda
Durante o Afro Fashion Day, a Bracell inovou apresentando um look masculino, assinado pelo produtor e estilista Fagner Bispo, que buscou romper com os estereótipos frequentemente associados à cultura afro. Para isso, ele usou a viscose, tecido confeccionado a partir da celulose solúvel produzida pela Bracell Bahia, no Polo Industrial de Camaçari.
“É um tecido versátil, que pode ser usado em diversas situações, seja para imprimir algo mais sofisticado ou mais casual. Com isso, o look dialoga com as tendências de moda contemporâneas, reafirmando que estilo e diversidade caminham juntos”, afirma o estilista sobre a peça que integrou o bloco do desfile dedicado à leveza e ao autocuidado.
Fotos: Acervo Bracell