

A multinacional Tronox, cuja planta industrial no Brasil está sediada em Camaçari, recebeu na última quarta-feira (29), em São Paulo, o título de empresa mais incrível para trabalhar em 2025 na categoria química, petroquimica e farmacêutica, realizado pela FIA Business School em parceria com o Estadão. A cerimônia da premiação nacional contou com empresas de todo o Brasil. Os gestores da planta da Tronox em Camaçari participaram do evento e receberam o prêmio em nome dos mais de 340 funcionários que atuam na planta baiana.
A premiação é resultado de uma pesquisa que utiliza a metodologia FEEx para mensurar a experiência dos colaboradores, com base direta na satisfação destes. Para Renata Araújo, HR Business Partner da Tronox, “este prêmio valida não apenas a cultura organizacional da empresa, mas também os esforços contínuos em promover um ambiente onde as pessoas se sintam valorizadas, respeitadas e motivadas. O fato de este reconhecimento vir diretamente da satisfação de nossos colaboradores é o nosso maior orgulho.”
A pesquisa contou com a participação de 321 colaboradores, o que representa 92,5% do universo da Tronox. A empresa alcançou um score total de 92,4%. Entre os tópicos da pesquisa, estão: ESG, Comunicação, Relações Interpessoais, Aprendizagem, Inovação e Autonomia, Reconhecimento e Recompensa, Liderança, Qualidade de vida no trabalho e Carreira. O tópico ESG foi o que alcançou maior pontuação na votação dos funcionários (96,6%). Nele, os participantes avaliam questões como contribuição da empresa para melhoria da comunidade e do meio ambiente, confiança, orgulho, confiabilidade dos canais de denúncias oferecidos e qualidade da entrega.
A Tronox investe de forma consistente na jornada profissional, desde a integração até o desenvolvimento de carreira, com um foco especial em programas de qualidade de vida e suporte. Fazem parte dos cuidados oferecidos pela Tronox: saúde física e mental, com suporte psicológico contínuo, Programa Qualidade de Vida, que oferece, entre as atividades, treinos funcionais, clube de corrida, ginástica laboral, fisioterapia, massoterapia e quiropraxia, além de benefícios para atividades externas. A empresa também investe em Programa de Apoio ao Empregado (PAE), com orientação psicológica, financeira e jurídica, assegurando o cuidado integral do colaborador.
Segundo André Fischer, coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (Progep) da FIA Business School e um dos líderes da pesquisa, “o objetivo não é impactar exclusivamente as organizações participantes, mas também disseminar referência em gestão, tanto em práticas como em qualidade no ambiente de trabalho. Esse debate se dá em nível acadêmico e também na sociedade, com a importante divulgação do Estadão, que fala com lideranças e executivos do mundo organizacional”.