

O deputado Penalva (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação voltada para a saúde pública estadual. A proposta, que tem como objetivo criar um Programa Estadual de Estímulo à Doação de Medula Óssea, pretende combater a insuficiência de doadores cadastrados e promover uma ampla conscientização sobre a relevância desse gesto solidário.
Na indicação, endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues, ele sugere que o programa seja coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em colaboração estratégica com instituições de saúde, universidades, hemocentros e entidades da sociedade civil.
“A doação de medula óssea é, muitas vezes, a única esperança de cura para pacientes diagnosticados com graves doenças do sangue, como leucemias, linfomas e anemias aplásticas”, disse o parlamentar. Contudo, o texto da indicação ressalta que o número atual de doadores na Bahia e no Brasil é inadequado para suprir a demanda. Um dos maiores desafios é a busca pela compatibilidade genética entre doador e receptor, que é frequentemente baixa.
A proposta de Penalva busca atuar diretamente nesse gargalo. O Programa Estadual teria o propósito de ampliar o cadastro, aumentando significativamente o número de baianos registrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e promover a educação e sensibilização, implementando ações permanentes de educação e mobilização social, desmistificando o processo de doação e encorajando novos voluntários.
O deputado argumenta que a criação deste programa é uma medida essencial diante da importância para a saúde pública de ampliar e facilitar a identificação de novos doadores compatíveis, oferecendo uma real chance de vida a milhares de pessoas na Bahia.
A expectativa agora é que o Governo do Estado avalie a indicação e adote as medidas necessárias para transformar a proposta em uma política pública, salvando vidas através da organização estratégica na área da saúde.
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA



