

A Caixa Cultural Salvador apresenta, nos dias 08 e 09 de novembro, o musical infantojuvenil “Menino Mandela”, espetáculo vencedor de cinco prêmios do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ). A peça conduz o público a um passeio pela infância e pelas experiências que moldaram Nelson Mandela (1918–2013), advogado, líder político, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
Os ingressos para o espetáculo estarão disponíveis para venda na plataforma Sympla a partir do dia 04 de novembro, com valores de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). A sessão do sábado, 8 de novembro, às 15h, contará com acessibilidade em audiodescrição e Libras.
Com poesia e leveza, canções originais, bonecos e danças africanas, o musical imagina um encontro entre o Mandela criança e sua neta Zoe, para apresentar ao público o menino Rolihlahla (posteriormente rebatizado Nelson) numa das fases mais felizes de sua vida. A relação com mãe, pai, avó, tutor, a aldeia e a natureza foram determinantes na formação dos ideais do menino que, anos mais tarde, virou símbolo maior da luta pela dissolução do apartheid na África do Sul.
O espetáculo é uma experiência poética e educativa, que aproxima gerações e promove o letramento racial – ao valorizar a representatividade negra e reafirmar princípios como empatia, igualdade e respeito.
Mais do que narrar a infância de um líder, Menino Mandela convida crianças, jovens e adultos a refletirem como grandes sonhos de liberdade e justiça nascem de gestos simples e humanos. Essas ações moldam valores, constroem identidades e inspiram novas formas de convivência. O espetáculo transforma a memória de Mandela em caminho vivo de aprendizado e transformação.
A peça tem texto original de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, direção artística e idealização de Arlindo Lopes, e direção musical, arranjos e músicas originais de Wladimir Pinheiro. No elenco, estão Peter, Aline Valentim, Ella Fernandes, Wladimir Pinheiro e Vanessa Pascale, premiada como melhor atriz pelo CBTIJ. Ao todo, a montagem já recebeu 17 indicações ao prêmio do centro.
“Nelson Mandela sempre foi uma das pessoas mais inspiradoras e potentes que passou por essa nossa existência. Logo após a sua morte, vi uma explosão de publicações que retratavam a sua jornada. Me debrucei a ler esses livros e, claro, me encantei por sua autobiografia. Para mim, o teatro infantil tem papel fundamental na formação de crianças que se tornarão adultos mais conscientes de nossa diversidade e pluralidade social”, explica Arlindo Lopes.
Foto: Renato Mangolin