

O furto de cabos elétricos deixou 7,6 mil clientes sem energia na Bahia entre janeiro e setembro de 2025, segundo levantamento da Neoenergia Coelba. O número representa queda de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.
A concessionária atribui a redução às ações de monitoramento e ao uso de novas tecnologias para fortalecer a rede. “O furto de cabos é uma prática criminosa que afeta milhares de pessoas e compromete o funcionamento de serviços essenciais, como hospitais e escolas. Intensificamos nossas ações e investimentos, o que resultou em menos clientes prejudicados”, disse Thiago Martins, superintendente técnico da Coelba.
O total de ocorrências também caiu: foram 1.515 registros em 2025 contra 1.603 em 2024 — redução de 5%. As cidades com mais casos foram Salvador (322), Feira de Santana (148), Conceição do Coité (119), Serrinha (102) e Camaçari (87).
Para reduzir o impacto, a empresa instalou 2 mil equipamentos de autorrecuperação (“self-healing”), que religam automaticamente o sistema em até 60 segundos, e construiu 30 novos circuitos elétricos. Mais de 7 mil religadores permitem redirecionar a energia em caso de interrupções.
As medidas fazem parte da Operação Metallis, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que busca identificar receptadores de materiais furtados.
A Coelba orienta que denúncias anônimas sejam feitas ao Disque Denúncia (181) e casos de falta de energia ao 116.
Foto: Divulgação/Coelba