

A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação em condomínios de alto padrão localizados em bairros nobres de Salvador. As ações teriam como alvos Ticiano Degasperi, Bruno Degasperi e Neto Degasperi. As diligências ocorreram nos condomínios Horto Villaggio Panamby, no Horto Florestal; Phileto Sobrinho, no Corredor da Vitória; e Jardim Apipema, na Ladeira de Nassim.
De acordo com as informações iniciais, os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal com atuação no Estado de São Paulo. A investigação estaria relacionada ao setor de educação e à comercialização de livros — e foi deflagrada justamente no Dia Nacional do Livro, celebrado nesta quarta-feira.
Em 2018, o pai dos alvos da PF nesta nova operação, o empresário Wilson José da Silva Filho, foi um dos investigados na Operação “Prato Feito”. Na ocasião, a PF apurava desvios de recursos federais destinados à educação em municípios de São Paulo. À época, Wilson foi identificado como proprietário de uma distribuidora de livros didáticos, a Editora Melhoramentos Ltda., e sócio de outras empresas do ramo, como a BWN Comércio de Livros e Serviços Ltda. Me., a Editora Casa de Letras Ltda. e a W H Comércio de Confecções Ltda. Me.
Na Bahia, os filhos do empresário são conhecidos como os “gêmeos dos livros”, por manterem relações comerciais com prefeituras na venda de material didático. As investigações buscam esclarecer se o grupo teria mantido práticas semelhantes às apuradas na operação de 2018, envolvendo contratos públicos e possíveis irregularidades na aplicação de recursos destinados à educação.
Foto: Reprodução/Google Maps



