quarta, 29 de outubro de 2025
Euro Dólar

PROVA DO SAEB É APLICADA NA REDE MUNICIPAL DE SALVADOR ATÉ SEXTA (31)

Matheus Souza - 29/10/2025 14:57

Estudantes da rede municipal de ensino de Salvador realizam, até esta sexta-feira (31), a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que tem como objetivo diagnosticar e aprimorar a educação, medindo a qualidade do ensino em grandes grupos, diferindo da avaliação individual em sala de aula, com resultados que visam orientar políticas públicas e práticas pedagógicas.

Na manhã desta quarta (29), na Escola Municipal Alfredo Amorim, no Bonfim (Cidade Baixa), a prova foi aplicada para alunos do 9º ano da instituição. A unidade possui três turmas com pouco mais de 100 alunos, que já fizeram a avaliação estadual (Sabe) e, agora, fazem a nacional.

Durante todo o ano, esses estudantes participaram do Aprender +, que foca na recomposição dos aprendizados de Português e Matemática, além de preparação para avaliações externas. Eles também fizeram simulados antes da prova do Saeb, disponibilizados pela plataforma do Aprova Brasil, parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com a Editora Moderna, além de simulados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Diretora da Alfredo Amorim há 12 anos, Patrícia Barral afirma que o Saeb proporciona um raio-X pedagógico para que sejam formuladas diretrizes e políticas públicas que garantam uma educação pública de qualidade. “Eu vejo o Saeb como algo positivo e fico feliz de ver os alunos passando por esse processo. Eu estava conversando com eles sobre esse teste, que já é um treino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, disse a gestora.

O Saeb teve início no último dia 20 e é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculao ao Ministério da Educação (MEC) para avaliar estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os componentes curriculares avaliados no Saeb são Língua Portuguesa e Matemática (censitário), além de Ciências Humanas e da Natureza (amostral), e conta com a participação de escolas públicas, privadas e conveniadas.

 

Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.