quarta, 29 de outubro de 2025
Euro Dólar

GRUPO SABIN PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ‘SAÚDE DA MULHER COMO PREVENÇÃO AO FEMINICÍDIO’

LUIZA SANTOS - 29/10/2025 16:54

Com o objetivo de auxiliar na prevenção à violência contra a mulher, o Grupo Sabin abraçou a campanha “Alerta Lilás: saúde da mulher como prevenção ao feminicídio” e vem promovendo mobilizações em todo o país. Na Bahia, as unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde já contam com cartões de visita e cartazes com QR Code para acesso à cartilha digital, além de vídeos para sites, redes sociais e circuitos internos de TV, abordando a saúde feminina como instrumento de prevenção aos assassinatos cometidos por razões de gênero.

O material também orienta como as vítimas podem procurar ajuda especializada e apresenta os principais números de denúncia de violência, como o 190, da Polícia Militar (para casos em andamento), e o 180, da Central de Atendimento à Mulher. Ambos os serviços funcionam 24 horas por dia.

A iniciativa ainda tem como foco capacitar profissionais de saúde para que possam acolher, orientar e encaminhar mulheres em situação de violência, com uma abordagem sensível e pautada na perspectiva de gênero.

O “Alerta Lilás” é fruto de uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Grupo Sabin, que decidiu expandir a campanha para todas as 358 unidades distribuídas em 78 cidades do país, incluindo Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.

“Como uma empresa de alma feminina, nos engajamos com a proposta do MPMG e a integramos às ações que já realizamos para combater a violência de gênero”, afirma a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.

A empresa já realiza campanhas internas e produz cartilhas educativas, além de disponibilizar a ferramenta “Quebre o Silêncio”, no aplicativo para clientes, que é um recurso semelhante a um “botão do pânico”, que permite o envio de denúncias de violência doméstica.

A ação tem como objetivo informar a população sobre a Lei Maria da Penha e os diferentes tipos de violência (física, psicológica, sexual, moral e patrimonial), além de orientar sobre onde e como buscar ajuda e esclarecer o procedimento para solicitar medidas protetivas.

Foto: Shutterstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.