

O edital de licitação para a recuperação e duplicação da BR-324, no trecho entre Salvador e Feira de Santana, ainda está em fase de preparação pelo DNIT. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou a última audiência pública para colher sugestões e esclarecer dúvidas sobre o projeto de concessão em maio.
De acordo com o gerente de Estudos e Projetos de Rodovias do órgão, Stéphane Quebaud, os benefícios esperados da nova concessão incluem: redução do tempo de viagem, de custos operacionais e a ampliação da eficiência logística. A concessão deve gerar cerca de 228 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda, dinamizando a economia dos 27 municípios cortados pelo trecho, segundo o projeto.
O investimento total estimado, segundo a ANTT, é de R$ 15,7 bilhões em capex (despesas de capital) e R$ 8 bilhões em opex (custos operacionais). Na primeira fase serão realizados os trabalhos iniciais, com foco na recuperação emergencial do pavimento, melhorias na sinalização e segurança viária. Em seguida, é esperada a recuperação completa da rodovia, restabelecendo as condições originais da malha.(A Tarde)
Crédito: Marina Silva/CORREIO