quarta, 29 de outubro de 2025
Euro Dólar

DELEGAÇÕES DO CHILE E DO PERU PARTICIPAM DE INTERCÂMBIO TÉCNICO NO MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA

Victoria Isabel - 29/10/2025 19:25

O Museu Geológico da Bahia (MGB), equipamento cultural vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), recebeu nesta quarta-feira (29) a delegação do Chile e recebe, nesta quinta (30), representantes do Peru, em visitas institucionais realizadas em parceria com o Sindicato da Indústria Mineral da Bahia (SINDIMIBA). As atividades integram a programação da EXPOSIBRAM 2025 e têm como objetivo promover o intercâmbio técnico, científico e cultural entre os países latino-americanos e o Estado da Bahia, fortalecendo parcerias estratégicas no campo da mineração. A programação contou com visita guiada ao museu e apresentações institucionais do Governo da Bahia e do SINDIMIBA.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, destacou a relevância da aproximação entre o Estado e os países. “A Bahia tem se consolidado como um dos grandes polos mineradores do Brasil, com projetos que atraem investidores e fortalecem nossa economia. O diálogo com países como o Chile e o Peru, referências mundiais em mineração, é fundamental para ampliarmos o intercâmbio tecnológico e científico, potencializando a inovação, a sustentabilidade e a geração de empregos qualificados no nosso território”, afirmou o secretário.

A coordenadora de Fomento à Mineração, Petróleo e Gás da SDE, Amanda Silva, também ressaltou a importância da visita chilena para o fortalecimento de parcerias estratégicas. “O encontro proporcionou um espaço de diálogo sobre as potencialidades minerais da Bahia, reconhecida nacional e internacionalmente por sua diversidade geológica e pelas expressivas reservas de recursos minerais”, destacou.

Amanda lembrou ainda que a Bahia é um dos principais polos mineradores do país, com reservas de ouro, ferro, níquel, manganês, cobre, urânio, rochas ornamentais e minerais estratégicos para a transição energética, como lítio e grafite. “A presença da delegação chilena, país com grande experiência em mineração e tecnologias aplicadas à exploração mineral, reforça a importância da cooperação internacional para o aprimoramento de técnicas de pesquisa, exploração e gestão ambiental”, completou.

Responsável pela delegação do Chile, Fernanda Franco, comissária de comércio da ProChile, explicou que a visita teve como foco apresentar o potencial mineral baiano ao empresariado chileno. “Trouxemos sete empresas chilenas, sendo três de base tecnológica e quatro de oferta tradicional. O Chile tem grande expertise na mineração do cobre e apresenta soluções de segurança operacional com uso de inteligência artificial, investigação de solo e tecnologias que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor mineral no Brasil”, afirmou.

Fernanda também enfatizou o crescimento do setor mineral baiano e o interesse chileno em estreitar laços comerciais. “Hoje, a Bahia se apresenta como o terceiro polo minerador do país. Nos próximos cinco anos, mais de nove bilhões de dólares devem ser investidos em projetos de mineração. É importante que os empresários chilenos conheçam esse potencial e possam estabelecer parcerias produtivas”, completou.

Fotos: Helton Carlucho/Ascom SDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.