

O publicitário e ex-secretário de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, foi o vencedor do Prêmio Jabuti 2025, anunciado na última segunda-feira (27), com o livro Ensaio sobre o cancelamento. A obra foi eleita a melhor na categoria Economia Criativa, consolidando o baiano entre os principais nomes da literatura contemporânea.
Em suas redes sociais, Tourinho — que havia se casado no fim de semana — comemorou a conquista e relembrou o sentimento de quando foi indicado. “Nem no meu maior sonho imaginei estar entre tantos escritores que admiro. Livro a gente coloca no mundo pra contar uma história, e eles acabam fazendo história pela gente”, escreveu.
Este é o segundo livro do autor, também responsável por Eu, eu mesmo e minha selfie: Como cuidar da sua imagem no século XXI. Fundador das agências Soko e MAP Brasil, Tourinho já foi premiado em festivais nacionais e internacionais.
No livro vencedor, o autor analisa o fenômeno do “cancelamento” sob uma perspectiva histórica e social, mostrando como a prática de apontar, constranger e isolar pessoas, embora intensificada nas redes sociais, é uma dinâmica antiga. A obra explora o impacto do cancelamento sobre minorias e indivíduos em posições vulneráveis, destacando também histórias de superação.
Foto: Reprodução/ Instagram



