

Em entrevista exclusiva ao portal Bahia Econômica, Emerson Souza, Vice-Presidente de Relações Institucionais na Brazil Iron Limited, falou sobre o investimento de US$ 5,7 Bilhões que a empresa está fazendo na Bahia para o desenvolvimento do Projeto Ferro Verde. Segundo Emerson, a expectativa da empresa é a melhor possível.
“A Bahia é um solo abençoado, e nós da Brasil Iron estamos tendo o privilégio de poder usufruir desse solo. E isso que estamos fazendo ali na região de Piatã e Juciape. Trabalhando com um ferro com uma qualidade especifica, maior e melhor que a comum. Apenas 3% do minério de ferro do mundo tem a qualidade do minério de ferro baiano, então nossa expectativa é a melhor possível”, explicou Emerson durante a abertura da Exposibram Bahia 2025. Evento de quatro dias que vai apresentar e debater investimentos e projetos sobre mineração no Brasil e na Bahia. O projeto tem previsão de gerar mais de 55 mil empregos diretos e indiretos.
Considerado um insumo essencial para a transformação da indústria mundial do aço, o Ferro Verde consiste na produção de Ferro Briquetado a Quente (HBI). A tecnologia possibilita a substituição dos poluentes fornos a carvão por modelos elétricos, capazes de reduzir em até 99% as emissões de dióxido de carbono. A utilização de minério de ferro de alta qualidade e 100% de energia renovável coloca o projeto na fronteira da transição energética do setor.
Foto: João paulo Almeida