terça, 28 de outubro de 2025
Euro Dólar

BAHIA EM CENA PROMOVE FINAL DE CURTAS-METRAGENS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES E EDUCADORES BAIANOS

Matheus Souza - 28/10/2025 15:46

Com 150 vídeos inscritos, o Festival Bahia em Cena promove, nesta terça e quarta-feira (29 e 30), a exibição dos finalistas e a premiação dos curtas-metragens nas categorias Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. No primeiro dia, serão exibidos os filmes selecionados, com sessões das 10h às 17h30, no Cineteatro 2 de Julho, localizado no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), na Federação, em Salvador. No dia seguinte, às 14h, serão anunciados os vencedores, no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, centro da capital baiana.

Realizado pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Formação e Eventos Isaias Alves (ICEIA) e com o tema “Do olhar do estudante, nasce a nova cena do cinema da Bahia”, o festival tem o objetivo de colocar a escola pública como espaço de criação, inovação e visibilidade cultural. As categorias premiadas para cada nível de ensino incluem: Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Documentário; Melhor Curta; Melhor Sonoplastia; Melhor Direção de Arte; Melhor Edição; Melhor Filme; e Melhor Documentário.

O estudante Israel Nascimento, 20 anos, do curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo, do ICEA, destacou que o evento é uma experiência transformadora, que renova a arte. “É um espaço de troca genuína, onde a gente pode apresentar um diálogo entre quem cria e quem assiste. Estar entre os selecionados é algo realmente inspirador e cativante. É um ambiente que respira e transpira criatividade, incentivando a produção de diversas obras pelas mãos de alunos que nem tinham feito algo na área”.

A coordenadora pedagógica Fabiana Moura, do Colégio Estadual Luísa Mahim, em Jequié, falou sobre o documentário ‘Luísa Mahim: ecos de resistência’, do qual foi orientadora. “Traz uma interface entre a história de Luisa Maim e a história da nossa escola e da comunidade do Mandacaru, tão estigmatizada pelos cenários de violência, pelas narrativas que visibilizam a nossa comunidade apenas do lugar da dor. Esperamos que, amanhã, nossos estudantes que representarão a escola, dirigindo e protagonizando essa produção, estejam realizando um sonho de muitos que ainda virão”.

Filmes selecionados para exibição no Cineteatro 2 de Julho:

Categoria – Ensino Médio (10h)

Do Outro Lado; Acidente de Trabalho; A Desconhecida; WEB; Ser do Seu Viver; O Que Ficou Depois?; Quem Sou Eu?; Luísa Mahim, Ecos de Resistência; Natureza Humana; Entre o Silêncio e o Grito; Lágrimas Dependentes; Daydreamer; Grilhões; POLOS; Além do Espelho; C.L.A.R.I.C.E; e Aí Sim Sou Eu.

Categoria – Ensino Técnico (13h e 15h)

É Necessário Ter Um Coração?; Ruído; Miragem; Notas de Resistência; Mestre Tonho Matéria- Vida de Um Capoeira; Como Uma Menina; Cartas Para Ela; Corrida pela sobrevivência – A Realidade dos Motoristas de Aplicativo em Salvador; Justiça Em Movimento; De Tempos Em Tempos; A Voz Delas; O Encontro; Leilão da Cidade; Minha Querida Sogra; O Chamado de Luzia; Vaguear; A Garota da Mochila Verde; Linhas da Vida; Viado Não! Bissexual e Pai de Família!; Ela Entende de Capoeira; Mulheres d’Oxum; Tem Alguém Aqui; Abstinência Social; e Fragmentos.

Categoria – Ensino Superior (17h30)

Sankofa; Mimó, Mãos Sagradas; Rita E Caatinga; Acupe; Em Busca de Cassandra; Mergulhar; Força da Terra; Destinos Cruzados; Cegueira; Dásos; Exuzilhada; Pescador Pai, Plástico Filho; (Des)Conhecidos; (A)parição; e Sanguinolência.

Suâmi Dias – Ascom/SEC
Imagens: Reprodução/Vídeo Instagram

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.