terça, 28 de outubro de 2025
Euro Dólar

ARIMATEIA SE REÚNE COM COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA PARA DISCUTIR O “CANAL DO SERTÃO”

João Paulo - 28/10/2025 13:31

Iniciativas relacionadas ao projeto denominado “Canal do Sertão”, escassez e gestão hídrica na Sub-Bacia do rio Jacuípe, foram discutidas em reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu (CBHP), em Feira de Santana, na última sexta (24). O evento, que ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença do deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) e da sociedade.

“Um passo importante para o futuro do sertão baiano! Debate essencial para levar água e desenvolvimento ao interior. É necessário união política, pois se trata de uma causa suprapartidária”, destacou o parlamentar, representando a Assembleia.

No contexto da crise hídrica que assola a região da grande Bacia do Rio Paraguaçu, o Canal do Sertão Baiano – CSB é tratado como uma obra que mudará para melhor o cenário do semiárido baiano em função do seu positivo grande impacto social e econômico em 45 municípios da Bahia, resultado da melhoria da qualidade de vida – com o advento de água inclusive potável e aumento de renda através de diversas atividades em que a água é fundamental.

Arimateia defende a ideia de que as águas da transposição do Velho Chico corram através do CSB beneficiando mais de um milhão e meio de baianos chegando até a barragem de São José, obra estruturante da época do ex-governador João Durval que depende dessas águas do São Francisco para atender essa região do semiárido, beneficiando outras tantas pessoas, com impacto direto na agricultura, pecuária, agroindústrias, agricultura familiar, além do impacto no comércio e prestação de serviços.

Na ocasião, foi aprovado que será redigida a Carta do CSB dirigida aos deputados estaduais, federais, senadores, ao governador da Bahia, ministro da agricultura e Pecuária, Ministro das cidades, Integração e Desenvolvimento Regional, Ministro de Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços, e Planejamento. O objetivo é chamar a atenção para o CSB e fortalecer a união política apartidária para que o projeto seja iniciado, pois deveria ter suas obras dos primeiros 10,6 km ainda em 2025.

Fonte: ASCOM José de Arimateia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.