segunda, 27 de outubro de 2025
Euro Dólar

BAHIAGÁS APRESENTA VANTAGENS DO GÁS NATURAL NA EXPOSIBRAM

Victoria Isabel - 27/10/2025 14:30

A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) estará presente na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), que se inicia nesta segunda-feira (27), com a solenidade de abertura às 18h, e vai até quinta-feira (30) no Centro de Convenções de Salvador. Considerado o segundo maior evento de mineração do mundo, a Exposibram terá cerca de 350 expositores, entre mineradoras, fornecedores de equipamentos e tecnologias, universidades, empresas e órgãos públicos, entre outros.

No estande da Bahiagás, os visitantes poderão conhecer os benefícios do gás natural como energético de transição, tanto na redução das emissões de gases e outros poluentes quanto na diminuição dos custos. Na mineração, setor que responde por aproximadamente 5,5% do PIB baiano, o gás natural pode ser utilizado em substituição ao diesel, principal energético dos processos de extração dos minérios, em equipamentos pesados como escavadeiras e perfuratrizes, na movimentação de pessoas, cargas e materiais, bem como em geradores de eletricidade nas usinas.

Para o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, a participação da Companhia na Exposibram é importante para divulgar as vantagens do gás natural como energético estratégico na produção industrial. “Além disso, a Bahiagás está investindo na expansão e interiorização da oferta de gás canalizado e, nesses planos, está o atendimento a esse importante segmento da economia baiana, na promoção de uma mineração sustentável”, afirma.

Além do estande, a Companhia, que também é patrocinadora do evento, participa com a palestra técnica “Gás Natural, o Combustível da Transição Energética”, que será ministrada pelo gerente Comercial Grandes Clientes da Bahiagás, Carlos Cesar da Silva Passos, na quarta-feira (29), às 16h, na sala G.

Setor estratégico – A Bahia ocupa a terceira posição no ranking entre os estados brasileiros com maior produção mineral. Só no primeiro semestre deste ano, o setor movimentou R$ 6,7 bilhões – 31% a mais que o mesmo período de 2024. Com grande potencial de crescimento, a atividade econômica vem recebendo atenção especial do governo do Estado. Em 2024, por exemplo, a Bahiagás, a Companhia Baiana de Pesquisa e Mineração (CBPM), a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) firmaram acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico de toda a Bahia através da mineração.

Entre as principais ações está a expansão do abastecimento de gás para áreas com atividade mineral no interior do estado, além de priorizar o uso eficiente de tecnologia, a fim de promover ganhos em agilidade, produtividade, transparência, sustentabilidade e redução de custos.

Foto: Divulgação/Bahiagás

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.