segunda, 27 de outubro de 2025
Euro Dólar

BAHIA SEDIA FÓRUM SOBRE NOVA REGRA DE SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

LUIZA SANTOS - 27/10/2025 16:01

Especialistas apontam que a saúde mental vem assumindo novo papel estratégico nas empresas, mas alertam para a necessidade de adequação às novas exigências do Ministério do Trabalho, com a atualização da NR-1. Para orientar o setor produtivo sobre as novas exigências e apresentar soluções práticas de adaptação, será promovido o 1º Fórum Vale Viver de Saúde Mental e Ocupacional – O Impacto da NR-1 e Riscos Psicossociais nas Empresas, no dia 31 de outubro, às 8h, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

“Empresas que priorizam a saúde mental dos seus colaboradores não apenas vão evitar multas e possíveis ações trabalhistas, penalizações da nova NR-1 que começam a vigorar no ano que vem, mas também terão uma vantagem competitiva sustentável”, destaca o psiquiatra Rogério Jesus, presidente da Associação Baiana de Psiquiatria e diretor da Clínica Vale Viver.

Já a psicóloga Aline Gonzaga, gestora técnica da Vale Viver, ressalta que a saúde mental deixou de ser uma pauta secundária para se tornar um vetor estratégico no ambiente de trabalho. “O crescente número de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, que figura entre as principais causas de concessão de benefícios previdenciários, atesta a urgência de uma abordagem mais abrangente que considere os aspectos biopsicossociais”, diz.

O evento vai reunir especialistas da área de saúde ocupacional, empresários e gestores de RH para discutir os desafios e as oportunidades trazidas pela nova regulamentação.

No fórum, promovido pela Clínica Vale Viver – instituição especializada há 15 anos em saúde mental e dependência química -, também será lançada uma solução voltada à elaboração de planos de trabalho para a NR-1 e ao desenvolvimento de programas internos de apoio psicológico e promoção de ambientes saudáveis.

Foto: Mostarda Publicidade/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.