

Lembrando com gratidão as contribuições dos indígenas, italianos, sertanejos, árabes, sírios, libaneses, judeus e espanhóis, fundamentais para a consolidação social e econômica da cidade, o município de Jequié, no Médio Rio de Contas, constituído em 1897, completa 128 anos de emancipação política neste sábado (25). Definindo que “Jequié é símbolo de força e de futuro”, o deputado municipalista Hassan (PP) registrou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) moção de congratulação, acrescentando que “tenho orgulho de ser jequieense e de representar essa terra e trabalhar, todos os dias, por mais desenvolvimento e dignidade para nosso povo”.
O parlamentar frisou que “celebrar os 128 anos de emancipação política de Jequié é reconhecer a força, a história e o protagonismo de seu povo, que saúdo e abraço, através do meu amigo/irmão, prefeito Zé Cocá. É reafirmar o compromisso de seguir construindo uma cidade cada vez mais próspera, justa e acolhedora, orgulho da Bahia e de todos os jequieenses. A história de Jequié, começa no final do século XIX, desenvolvendo-se a partir do crescimento da feira livre que atraía comerciantes da região para negociar seus produtos, passando com o tempo a ter importância como centro comercial. Jequié tornou-se distrito de Maracás e dele se desmembrou em 1897. A partir de 1910 passou a ser cidade, e foi emancipada em 25 de outubro de 1897, por decreto assinado pelo então governador Luiz Viana.
Desde então, o município vive uma saga marcada pelo trabalho e pela força de seu povo que, ao longo de mais de um século, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento da Bahia. O legislador pontua que nos últimos cinco anos, Jequié retomou a trilha do desenvolvimento e reafirmou seu compromisso com o povo, graças à gestão que vem sendo feita pelo prefeito Zé Cocá, desenvolvendo políticas públicas voltadas para atração de novos investimentos visando gerar empregos e renda e melhorar a qualidade de vida dos jequienses. Destacando que o crescimento de Jequié impacta positivamente todo entorno do município, o deputado lembra que “ao lado do prefeito Zé Cocá, maior líder político da região, temos trabalhado com o objetivo de acelerar o desenvolvimento socioeconômico, visando ainda mais o crescimento de Jequié e região”.
Dentre as ações estruturantes, eles buscam junto aos governos estadual e federal a criação de um novo distrito industrial com área disponível para atrair grandes empresas, revitalização do atual, a implantação do Polo Multimodal Vale do Sol, e um aeroporto regional, a requalificação do projeto de macrodrenagem do distrito industrial, inclusão de Jequié na reestruturação do Plano Logístico da Bahia, implantação do polo de beneficiamento de pedras ornamentais, e conclusão da obra do semi-anel saindo da BR-116 à entrada da avenida César Borges e continuação da mesma obra até a BR-330, a duplicação da BR-116, no trecho da Ponte do Rio Paraguaçu até a divisa com Minas Gerais.
Outra importante demanda é a cobrança pela conclusão das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), especialmente no trecho 1F, entre Caetité e Ilhéus, que o deputado considera fundamental para impulsionar o desenvolvimento da Bahia e da região de Jequié. “A modernização dos modais logísticos aliados à Fiol, transformarão Jequié no maior polo logístico da Bahia, dada sua localização estratégica e privilegiada”, projeta o parlamentar, considerando que “essas são bandeiras que representam o futuro promissor da cidade”, diz Hassan.
O autor da moção registra ainda que Jequié se destaca também no cenário nacional por ser premiado como o melhor São João da Bahia e referência no Brasil, e por ter o prefeito, Zé Cocá, reeleito com o maior índice do Brasil, com 92% dos votos válidos, e também por sua luta para garantir dignidade e melhores condições de atendimento aos pacientes oncológicos, o que foi viabilizado com a inauguração da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Unacon de Jequié, “fruto da nossa luta, garantindo dignidade e atendimento de qualidade aos pacientes oncológicos da região”.
Foto – Euro Amâncio



