

Os cerca de 40 pequenos negócios apoiados pelo Sebrae na 52ª Abav Expo, entre os dias 8 e 10 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), esperam colher muitos resultados a partir desta parceria. A estimativa é de que o maior evento do mercado do setor de turismo na América Latina gere R$ 11,5 milhões em negócios para estas empresas. No total, foram 365 reuniões realizadas com operadores de turismo (DMCs) brasileiros.
Atualmente, 97% dos estabelecimentos do setor de turismo são microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Entre as empresas escolhidas para participar das rodadas de negócios estão 20 empresas de experiências turísticas que participam do projeto Feel Brasil, executado em parceria com a Embratur, e as outras 20 empresas são apoiadas pelos projetos realizados pelos Sebrae UF.
“Em síntese, o Sebrae se une a instituições como Embratur e Abav para incluir os pequenos negócios no mercado internacional. Esse tipo de ação possibilita que os pequenos negócios fiquem frente a frente com DMCs que têm acesso ao mercado internacional e que podem efetivamente incluí-los no seu portfólio. Este é um resultado concreto que gera benefícios para os pequenos negócios e para os destinos onde esses pequenos negócios e roteiros estão inseridos”, completa Ana Clévia.
“O sucesso dos pequenos, médios e grandes empreendedores do turismo têm impacto positivo direto no desenvolvimento do país e ações como essa rodada de negócios, que conectam os agentes internacionais às experiências autênticas brasileiras, são decisivas na geração de emprego e renda”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Nessa Abav trouxemos ainda, pela primeira vez, uma rodada exclusiva focada em afroturismo, por entender a potência e relevância que o tema tem para atrair turistas internacionais e reforçar nossa história, nossa cultura e a mensagem do Brasil que queremos para nossos filhos e netos”, completou.
Foto: Ulisses Franceschi



