quinta, 23 de outubro de 2025
Euro Dólar

NA INDONÉSIA, LULA CONFIRMA QUE IRÁ DISPUTAR QUARTO MANDATO PRESIDENCIAL EM 2026

João Paulo - 23/10/2025 08:59

O presidente Lula confirmou nesta quinta-feira (23) que irá disputar um quarto mandato presidencial nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante uma viagem na Indonésia, na Ásia, em uma declaração ado lado do presidente do país, Prabowo Subianto. No palácio indonésio, o petista afirmou que vai completar 80 anos com a ‘mesma energia de quando eu tinha 30 anos’. A afirmação ocorreu quando abordava a relação entre os dois países.

‘Eu vou disputar um quarto mandato no Brasil. Então, estou lhe dizendo que ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas estou preparado para disputar outras eleições’, disse para Subianto. Os dois falaram e assinaram acordos sobre comércio e agricultura; segurança alimentar; bioenergia, desenvolvimento sustentável e defesa. Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde. Em 2022, antes do novo mandato, disse que não estava pensando no futuro, em uma futura reeleição. Seu objetivo, segundo ele, era ‘deixar o país preparado’. O petista chegou na Indonésia nessa quarta-feira (22) para uma visita a alguns países do Sudeste Asiático. Ele se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no domingo (26) para falar sobre as tarifas adicionais americanas de 40% contra o Brasil.

A reunião deve ocorrer às 18h, no horário local — o que corresponde à manhã de domingo pelo horário de Brasília. Segundo fontes do Itamaraty, Lula reservou o dia para encontros bilaterais e também deve se reunir com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. A expectativa é de que Lula volte a pedir uma revisão do tarifaço de 40% imposto por Trump sobre produtos brasileiros. A situação da Venezuela, em meio aos recentes ataques e sanções do governo norte-americano, também deve entrar na pauta. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acredita que o encontro entre Lula e Donald Trump pode reverter o tarifaço. Na cúpula da Asean, a posição brasileira será a de ‘parceiro de diálogo setorial’. Com isso, não terá uma presença direta no encontro, mas em algumas reuniões paralelas.

Atualmente, dez países fazem parte da associação: Brunei, Camboja, Laos, Indonésia, Malásia, Tailândia, Mianmar, Filipinas, Singapura e Vietnã. O Timor-Leste deve entrar também ainda neste ano. Além disso, Lula assinará diversos acordos bilaterais, como na Malásia, nesta sexta-feira (24), onde justamente ocorrerá a cúpula. Compõem a delegação brasileira, ao lado de Lula, os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.