sexta, 21 de novembro de 2025
Euro Dólar

PINACOTECA DO BEIRU ENCERRA FESTIVAL DE ARTES VISUAIS COM LANÇAMENTO DE TRÊS EXPOSIÇÕES INÉDITAS NO SÁBADO (25)

João Paulo - 22/10/2025 15:00 - Atualizado 22/10/2025

No sábado (25), às 16h, a Pinacoteca do Beiru vai lançar três exposições inéditas, com quase 100 obras que vão ocupar todos os pavimentos do prédio localizado no bairro Tancredo Neves. O evento, que será gratuito e aberto ao público, celebra os resultados e produções da segunda edição do Pinacoteca do Beiru Festival de Artes Visuais, iniciado no último mês de maio. Neste dia de festa, também serão anunciados os artistas premiados no I Salão de Artes da instituição.

O primeiro e o segundo pavimentos do espaço vão abrigar as 32 obras do I Salão de Artes Visuais da Pinacoteca do Beiru, assinadas por artistas de diferentes regiões do Brasil, selecionadas a partir de uma chamada pública que recebeu mais de 800 trabalhos inscritos. Instalados nas escadas e paredes do espaço, estarão os cerca de 50 trabalhos artísticos da mostra “Beiru Criativo”, desenvolvidos por alunos dos cursos de formação gratuitos promovidos pelo Festival de Artes Visuais da instituição, nas áreas de fotografia, pintura e serigrafia. Já no terceiro – e último – pavimento, a instalação “E o Sol é para Todos”, assinada por Anderson AC, idealizador da Pinacoteca, traz 20 retratos inspirados em moradores e personagens históricos do bairro.

Ainda como parte da programação final do Festival, duas rodas de conversa com artistas periféricos prometem provocar reflexões sobre os desafios e possibilidades da arte em territórios marginalizados. Nomes como MC Deusdetih, Jefferson Araujo, Andressa Monique e Bárbara Felina vão compartilhar suas trajetórias em encontros realizados em duas escolas públicas da região. A proposta é fortalecer os vínculos da Pinacoteca com o território, por meio também da diversidade (primeira conversa envolvendo artistas com deficiência e segundo encontro artistas mulheres), apostando no poder da arte como ferramenta de transformação coletiva, inclusão e resistência cultural.

As mostras seguem em cartaz até 25 de dezembro, organizadas pela produtora cultural Juliana Freire e demais membros da equipe da instituição, hoje formada também pelas produtoras culturais Talita Cerqueira e Rosimeire Santos, além de três jovens mediadores da comunidade que vêm sendo treinados no campo da educação museal e mediação cultural. Mais informações no site: https://pinacotecadobeiru.art/

O Pinacoteca do Beiru Festival de Artes Visuais é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, com patrocínio da Vale através do Rouanet nas Favelas, uma parceria do Instituto Cultural Vale com o Ministério da Cultura (MinC).

Conheça cada mostra

O I Salão de Artes Visuais da Pinacoteca do Beiru é uma exposição que reúne 32 obras de artistas de diferentes regiões do Brasil, selecionadas a partir de uma chamada pública que recebeu mais de 800 trabalhos, em mais de 300 inscrições de artistas de todo o Brasil interessados em expor na Pinacoteca do Beiru. A iniciativa marca um momento inédito na trajetória da Pinacoteca, sendo o primeiro edital aberto da instituição voltado à valorização da produção artística em diálogo com territórios periféricos.

O Salão premiará oito obras em três categorias distintas, com valores de R$1.000 e R$2.000: Prêmio Yêda Maria, para produções bidimensionais; Prêmio Mestre Didi, para obras tridimensionais; e Prêmio Presente, Arte & Futuro, voltado a artistas com até 18 anos. Os trabalhos vencedores serão anunciados no dia da abertura e passarão a integrar o acervo da Pinacoteca do Beiru, fortalecendo sua missão de promover o acesso à arte contemporânea …

Crédito: Camilo Lobo

Crédito da foto: Camilo Lobo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.