O Brasil “está bem na fita” quando o assunto é a opinião dos estrangeiros que visitaram o país nos últimos meses.
Uma pesquisa inédita da Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) mostrou que 94% dos turistas vindos de outros países que estiveram no Brasil nos últimos 12 meses avaliaram a experiência como “boa” ou “muito boa”.
O levantamento ouviu mais de 8 mil turistas vindos da Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal e Uruguai. Somente estes cinco países representam quase 60% do fluxo internacional de viajantes para o Brasil em 2025.
Quando questionados sobre quais fatores foram determinantes para a avaliação da estadia, os turistas estrangeiros destacaram pontos como hospitalidade, hospedagem e gastronomia.
Entre as razões para escolher o Brasil, 75% disseram que vieram pelas praias e 63% pela natureza. O tempo médio de permanência foi de 12 dias.
Do total de turistas consultados, 94% estiveram no Brasil para uma viagem pessoal, enquanto 6% desembarcaram no país por razões profissionais.
E na hora de pagar os gastos, 16% dos 8 mil entrevistados adotaram uma maneira totalmente brasileira: cadastraram uma chave PIX para realizar os pagamentos pelos serviços.
De janeiro a setembro deste ano, o Brasil já recebeu mais de 7 milhões de turistas internacionais, uma marca inédita na história nacional.
Somente neste período, o país ultrapassou o recorde os números de turistas estrangeiros do ano passado, que somaram pouco mais de 6,7 milhões de viajantes internacionais.
foto: Fernando Frazão/Fonte: Agência Brasil