terça, 21 de outubro de 2025
Euro Dólar

TURISMO NA BAHIA CRESCE 9,7% NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025; RESULTADO É MAIOR QUE MÉDIA NACIONAL

Bruna Carvalho - 21/10/2025 13:00 - Atualizado 21/10/2025

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 9,7%, no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Nessa comparação, a Bahia alcançou a quarta posição entre as unidades federativas, com expansão superior à média nacional de 7,3%.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta terça-feira (21/10), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.

Entre os destaques do boletim, o fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) avançou 5,4% no segundo trimestre de 2025, em relação ao mesmo trimestre de 2024. A taxa é puxada pelo aumento da movimentação nos aeroportos de Porto Seguro (23,0%) e Salvador (3,3%). No trimestre, transitaram nos aeroportos baianos aproximadamente 2,4 milhões de pessoas.

No sistema ferry-boat, segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), cerca de 210 mil veículos passaram na travessia São Joaquim-Bom Despacho, no segundo trimestre de 2025, resultado 18,6% superior ao mesmo trimestre de 2024. Pelo mesmo sistema, passaram perto de 1,3 milhão de passageiros, com expansão de 13,0% na mesma análise comparativa.

Já a taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador, segundo informações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), foi de 56,6% no segundo trimestre de 2025, resultado ligeiramente abaixo do observado no mesmo trimestre do ano anterior (56,9%). É importante destacar que essa é a segunda melhor taxa média registrada para os segundos trimestres de cada ano, desde o início da série histórica, iniciada em 2014.

Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), o Estado arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) mais de R$ 1,3 bilhão referente às Atividades Características do Turismo, no segundo trimestre, com expansão nominal de 13,2% em relação ao mesmo trimestre do ano de 2024. Esse resultado foi impulsionado por mais da metade (55,6%) das atividades investigadas.

Essa dinâmica resultou em saldo positivo na geração de empregos no setor do turismo, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com a incorporação de 701 postos de trabalho com carteira assinada no segundo trimestre de 2025, número puxado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (+363 vagas) e Transporte rodoviário de táxi (+330 vínculos). A zona turística que mais ampliou o número de trabalhadores formais foi a Caminhos do Sertão (+252 postos).

Os investimentos das empresas públicas e privadas para a realização dos festejos juninos, em grande parte dos municípios baianos, foram essenciais para impulsionar o turismo no segundo trimestre. As expectativas para o terceiro trimestre são favoráveis, uma vez que abrange um período intenso de grandes eventos, tais como: o tradicional Desfile da Independência do Brasil na Bahia, o Festival de Chocolate, as celebrações a Santa Dulce dos Pobres, a romaria de Bom Jesus da Lapa, o Festival de Inverno Bahia e outros. As promoções desses eventos devem contribuir para um bom desempenho do setor. É importante destacar, que a expectativa dos especialistas é de aceleração do setor de Serviços, confirmada pela expectativa da sondagem empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Foto: Divulgação/Internacional Travessias

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.