O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou um contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 616 milhões para a modernização e ampliação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). O investimento será destinado à aquisição de novos trens, com o objetivo de aumentar a capacidade e a qualidade do transporte na Região Metropolitana.
O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (21). O documento, de número 0633.937-20/25, formaliza a operação de crédito em que o Estado da Bahia é o tomador do empréstimo, a Caixa atua como agente financeiro e a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) figura como interveniente e promotora do projeto.
Segundo o texto, o recurso será aplicado na renovação da frota que atende as linhas 1 e 2 do metrô. A medida tem respaldo na Lei Estadual nº 14.787/2024, que autorizou o Poder Executivo a realizar a operação de crédito.
A assinatura do contrato ocorreu no dia 9 de outubro, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do gerente da filial de governo da Caixa em Salvador, Sílvio José Conceição, e do presidente da CTB, Eracy Lafuente Pereira Maciel.
O novo financiamento faz parte do plano estadual de modernização da mobilidade urbana e integra o conjunto de investimentos voltados à expansão do transporte público na capital e região metropolitana.
Foto: Reprodução/CCR Metrô Bahia