quarta, 22 de outubro de 2025
Euro Dólar

50 ANOS DE ADVOCACIA: MARIA DE FÁTIMA COSTA OLIVEIRA RECEBE COMENDA DA OAB-BA

João Paulo - 21/10/2025 15:00 - Atualizado 21/10/2025

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) realizou nesta terça-feira (21) uma emocionante solenidade para celebrar a trajetória de profissionais que dedicam suas vidas à justiça. A cerimônia ocorreu no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  A advogada Maria de Fátima Costa Oliveira foi homenageada na solenidade junto com outros advogados e advogadas.

Com uma carreira marcada por 50 anos de advocacia ininterrupta, a Dra. Maria de Fátima Costa Oliveira foi agraciada com a Comenda Pedro Barachisio, a mais alta honraria concedida pela seccional baiana para quem exerce a profissão por mais de cinco décadas.

A comenda foi entregue à Dra. Maria de Fátima pelas mãos da presidente da OAB-BA, Daniela Borges, pelo  vice-presidente, Hermes Hilarião, pela secretária-geral da Ordem baiana, Cléia Costa.

* Trajetória de Destaque*

A trajetória profissional da Dra. Maria de Fátima Costa Oliveira é marcada pelo aprofundamento e pela dedicação ao Direito Trabalhista, área em que é especialista. Sua formação começou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se formou no ano de 1975. Posteriormente, aprimorou seus conhecimentos com uma especialização em Direito Público pelo Centro de Cultura Jurídica da Bahia.

Além da atuação na advocacia privada, a Dra. Maria de Fátima dedicou mais de 30 anos ao serviço público como Procuradora concursada do Município de Simões Filho, deixando uma marca significativa na administração municipal. Atualmente, ela coordena a área trabalhista no escritório Costa Oliveira Advogados, transmitindo sua vasta experiência para as novas gerações.

Amor pela Advocacia

Ao receber a honraria, a Dra. Maria de Fátima Costa Oliveira relembrou com emoção o início de sua jornada. Ela compartilhou a memória de sua mãe, a grande incentivadora de sua carreira. “Nunca tinha passado na minha cabeça ser advogada,” confessou. “Minha mãe me matriculou no vestibular de Direito. E realmente, minha mãe estava certa, aliás, as mães estão sempre certas? Eu amo minha profissão, eu amo o que eu faço,” declarou.

A advogada, que foi a primeira mulher de sua família a ingressar na área, destacou os pilares que sustentaram seu sucesso profissional ao longo de cinco décadas: respeito, responsabilidade e humildade. “São três requisitos para você ser uma profissional,” afirmou.

Apesar dos desafios e da “luta muito grande” ao longo dos anos, Dra. Maria de Fátima não demonstrou arrependimento. “Passou tão rápido, faria tudo novamente,” garantiu.

Ao ser questionada sobre o futuro, a advogada, com o entusiasmo de quem está apenas começando, fez planos ambiciosos: “Eu espero receber um novo canudo com 75 anos de formada, né? Pelo menos foi um compromisso da presidente da OAB,” brincou.

O evento teve como objetivo reforçar o papel da OAB-BA em valorizar e celebrar os profissionais que, com dedicação e ética, constroem a história da advocacia no estado.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.