O setor de shopping centers no Brasil demonstra forte dinamismo no segundo trimestre de 2025, de acordo com o estudo “O Varejo de Shoppings – Marcas em Expansão”, elaborado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). O levantamento, que mapeou 648 shoppings em operação no país, registrou 1.358 marcas que anunciaram novas lojas no período.
Esse número representa um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior (2T24), quando foram contabilizadas 1.254 marcas que inauguraram novas lojas. Além disso, o setor manteve a maior taxa de ocupação dos últimos anos, atingindo 95,1% no 2° trimestre de 2025. As vendas apresentaram um aumento de 3,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionadas por datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Destaques em segmentos e marcas
O estudo aponta que os segmentos que mais se destacaram em termos de expansão foram Alimentação e Bebidas, respondendo por 26% do total das marcas que inauguraram, seguido por Vestuário (18%) e Conveniência/Serviços (13%).
No ranking geral das marcas que mais inauguraram, o segmento de Perfumaria e Cosméticos marcou presença no primeiro e segundo lugar com Wepink e Touti Cosmetics, respectivamente. Realme (Telefonia e Acessórios), Milky Moo (Alimentação e Bebidas) e Photonow (Vending Machine) complementam o ranking das cinco primeiras colocadas.
Marcas entrantes e planos de expansão
O estudo também apresenta quatro marcas que estrearam como destaques dentro dos seus respectivos segmentos, sendo elas Bennemann (Acessórios), Creamy (Perfumaria e Cosméticos), Planet Park (Entretenimento) e Bio Mundo (Conveniência/Serviços).
Além das marcas que mais inauguraram, novas empresas passaram a atuar no setor, e com isso foram destaque no segundo trimestre de 2025: Heladeria Havanna, The Best Açaí e Firehouse Subs (Alimentação e Bebidas); Alo Yoga e Comme des Garçons (Vestuário); B.O.B – Bars Over Bottles e Wet n’ Wild (Perfumaria e Cosméticos).
Marcas já estabelecidas também divulgaram planos de expansão, como a Mr. Black Café Gourmet (Alimentação e Bebidas), que pretende inaugurar mais 50 unidades até o fim do ano; Buddha Spa (Conveniência/Serviços), que projeta encerrar o ano com 160 spas em operação; e Capodarte (Calçados), que planeja abrir mais 15 unidades até o final do ano e tem como meta 200 novas operações nos próximos cinco anos.
“O desempenho do segundo trimestre de 2025 reforça a vitalidade e a atratividade do setor de shopping centers. O crescimento de marcas que buscam os malls para iniciar ou expandir sua presença, e a taxa de ocupação elevada demonstram que o shopping continua sendo um polo essencial para o varejo, gerando novas oportunidades de negócios e fortalecendo a economia,” afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil