O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta sexta-feira (17), após o chanceler se reunir com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para iniciar as negociações envolvendo o tarifaço e as sanções contra autoridades brasileiras, quinta-feira (16).
“O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto”, disse um trecho da nota conjunta, assinada pelos EUA e pelo Brasil. A nota também destacou que ambas as partes concordaram em iniciar os preparativos para um encontro pessoal entre os presidentes Donald Trump e Lula, “na primeira oportunidade possível”.
No encontro com o chanceler, Mauro Vieira reiterou a posição brasileira, que solicita a ‘reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano a partir de julho’. No entanto, o pedido ainda não tem data para ser discutida. Após se reunir com Lula, Vieira disse em entrevista coletiva que a conversa com Rubio ocorreu em “clima excelente de descontração”, em sintonia com a ‘boa química’ entre os presidentes Lula e Trump durante a 80ª Assembleia Geral da ONU.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil