O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai premiar 100 mil professores da rede pública com computadores, notebooks e tablets. A iniciativa faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil, que tem como objetivo valorizar docentes responsáveis pelos melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os educadores premiados serão de todos os estados e do Distrito Federal, contemplando três categorias: anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio.
Como participar?
Para participar, o professor deverá acessar o sistema da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), preencher o formulário eletrônico e confirmar o interesse em receber a premiação. Estão aptos os docentes que estejam em exercício na etapa de ensino em que a escola obteve destaque no Ideb.
Os premiados terão:
30 dias corridos para manifestar interesse após a divulgação da lista. Depois de aprovados, receberão um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil, válido por 180 dias para a compra de equipamentos como computadores, notebooks e tablets.
A escolha das escolas e dos professores leva em conta os dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ambos realizados pelo Inep. Metade das premiações será destinada aos professores das escolas com maiores notas no Ideb, e a outra metade aos educadores de escolas com menor nível socioeconômico, também com bons resultados, garantindo um equilíbrio regional e social entre os premiados.
Foto: Divulgação