A Embasa iniciou, nesta semana, uma nova frente de trabalho na rua Voluntários da Pátria, no bairro do Lobato, voltada à ampliação e modernização da rede de esgotamento sanitário na localidade. A iniciativa integra um conjunto de intervenções alinhadas ao cronograma das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador — empreendimento do Governo do Estado coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
Os serviços na rua Voluntários da Pátria têm prazo de execução de 60 dias e foram previamente comunicados aos moradores. As obras ocorrerão de segunda a sexta-feira, em horário comercial. “Neste primeiro momento, não haverá impacto significativo no trânsito, mas moradores e comerciantes locais serão informados à medida que os trabalhos avancem para os trechos de maior movimento”, explica o gerente de Expansão e Obras da Embasa em Salvador, Sinval Castro.
Segundo o gerente, as intervenções fazem parte de um esforço conjunto entre a Embasa e a CTB para garantir a compatibilização das redes de esgoto com as obras do novo modal de transporte. “Nossas equipes técnicas mantêm tratativas permanentes com a CTB para assegurar o avanço coordenado das frentes e evitar interferências nos prazos do VLT, reduzindo impactos operacionais e integrando as novas redes às já existentes ao longo do traçado”, detalha.
Reforço da estrutura de saneamento
Sinval acrescenta que esse tipo de obra de expansão — também chamada de adensamento das redes de esgoto — é essencial para ampliar a cobertura do sistema, fortalecer a infraestrutura de saneamento e acompanhar o crescimento urbano da capital. “Ao todo, seis frentes de expansão estão previstas nas áreas de influência do VLT, abrangendo as bacias do Lobato, Cobre, Periperi e Ilha de São João. Dessas, três já estão em execução, duas em fase de estudos e uma aguarda a liberação da CTB para início dos serviços”, informa.
As intervenções integram o programa de melhorias contínuas da Embasa para reforçar a infraestrutura sanitária de Salvador e Região Metropolitana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para a sustentabilidade urbana.
Foto: Divulgação/Embasa