

Com o objetivo de oferecer soluções e apoiar as indústrias baianas afetadas pela recente elevação de tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, o Sistema FIEB lançou o programa SOS Tarifaço, iniciativa emergencial voltada à mitigação dos impactos econômicos e à defesa da competitividade da indústria local no mercado internacional.
O programa vai disponibilizar orientação técnica, assessoria estratégica e apoio jurídico e institucional para empresas que enfrentam dificuldades decorrentes das novas barreiras comerciais. A ação também prevê a articulação com o governo federal, entidades representativas e organismos internacionais na busca por medidas que reduzam os efeitos do aumento tarifário sobre a economia baiana.
Dentre as iniciativas, o programa está estruturado para prestar assessoria em crédito para as empresas, oferecendo soluções e orientações com as melhores oportunidades. Destaque para o acesso à linha de crédito emergencial do Programa BNDES Brasil Soberano, voltado para empresas, cooperativas e pessoas físicas exportadoras de bens impactados pelo tarifaço, a partir de 5% de taxação.
Na área de suporte à indústria, o SOS TARIFAÇO oferecerá às empresas serviços de apoio à elaboração de Plano de Internacionalização, com foco em novos mercados, mentorias em gestão e desenvolvimento tecnológico, capacitação empresarial, além de inteligência comercial, promoção de negócios e assessoria do Invest-Hub.
Nas ações de suporte ao trabalhador, o Programa oferece oportunidades de elevação de escolaridade e de qualificação ou requalificação profissional. Outras ações são a oferta de vagas gratuitas no ensino regular para dependentes de trabalhadores afetados, e plano de capacitação comportamental e recolocação de trabalhadores que porventura sejam desligados.
As empresas interessadas em receber o suporte do Sistema FIEB devem entrar em contato por meio do email: cin-fieb@fieb.org.br.
Foto: Valter Pontes /Coperphoto/Sistema FIEB



