O tricolor de Aço está lutando por vaga no G-4 do Brasileirão, mas tem seu próprio desempenho fora de casa como maior inimigo. Apesar de já ter vencido mandantes consistentes na competição, nos outros dez jogos disputados como visitante o rendimento foi abaixo do esperado na maioria das vezes.
Desde o triunfo sobre o Corinthians, no mês de agosto, o Esquadrão vem de atuações ruins fora de casa que renderam críticas da torcida, questionamentos da imprensa e reclamações públicas do próprio técnico Rogério Ceni.
Depois da derrota para o Botafogo, último jogo fora de casa, o treinador tricolor afirmou não conseguir entender a queda de rendimento em relação ao jogo anterior, disputado poucos dias antes, em casa.
“Não consigo entender por que a gente não conseguiu competir igual ao último jogo. O Palmeiras é o time que mais compete no Brasil e fomos de igual para igual. Hoje não conseguimos”, desabafou Ceni, no Nilton Santos.
Bahia tem dois meses sem vencer em casa pela Série A
O triunfo sobre o Corinthians aconteceu no dia 16 de agosto, há exatamente dois meses.
Desde então, o Esquadrão levou 11 gols em quatro jogos fora de casa, somou três derrotas e um empate, incluindo a fatídica goleada sofrida para o Mirassol, quarto colocado:
Além de ter levado um grande número de gols, o Tricolor só fez quatro gols nessas partidas.
Nesse período, o Esquadrão também jogou contra o Fluminense fora de casa, pela Copa do Brasil, na dita como atuação mais covarde do Bahia longe de Salvador em 2025.
Já o triunfo mais recente, somando todas as competições, aconteceu na final do Nordestão, contra o Confiança.
Bahia é apenas um visitante ‘médio’ na Série A
Após 13 jogos fora de casa, o Bahia tem apenas a 13ª melhor campanha como visitante na competição.
São 13 pontos ganhos, com três triunfos, quatro empates e seis derrotas. Marcou 13 gols e sofreu 20.
Com esse patamar de pontuação, o Esquadrão tem campanha longe de seus domínios inferior à de times como Vasco, Ceará, Corinthians e Grêmio.
A efeito de comparação, o Botafogo e o Mirassol possuem respectivamente 18 e 17 pontos ganhos fora de casa e estão entre os cinco melhores visitantes.
Foto: Leticia Martins / EC Bahia