De julho para agosto de 2025, as vendas do varejo na Bahia cresceram (0,8%), na comparação livre de influências sazonais (que desconsidera os efeitos de eventos recorrentes, como o Natal, Páscoa etc.). Foi o segundo resultado positivo consecutivo para o comércio do estado, idêntico ao registrado na passagem de junho para julho.
O comércio baiano teve desempenho superior ao do Brasil, onde houve variação positiva de 0,2% nas vendas, entre julho e agosto, e registrou o 6º melhor resultado nesse comparativo. Houve avanços em 16 das 27 unidades da Federação, sendo os maiores em Rio Grande do Norte (2,6%), Maranhão (2,5%) e Paraíba (1,9%).
Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.
Na comparação de agosto/25 com agosto/24, as vendas do varejo na Bahia também seguiram em alta (0,9%), registrando o quinto aumento seguido nesta comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Foi, também, um crescimento acima do nacional (0,4%), mas apenas o 14º maior entre as 16 unidades da Federação com resultados positivos. Rio Grande do Norte (7,3%), Maranhão (4,3%) e Paraíba (4,0%) tiveram os maiores avanços.
Com os resultados do mês, as vendas do varejo baiano seguiram apresentando crescimento no acumulado no ano de 2025 (0,9%). O resultado continua, porém, aquém do registrado no Brasil como um todo (1,6%) e somente o 20º crescimento entre os 24 estados com resultados positivos. Os maiores aumentos das vendas ocorreram no Amapá (7,1%), Santa Catarina (6,0%) e Paraíba (5,5%).
No acumulado nos 12 meses encerrados em agosto, as vendas do varejo baiano também seguem em alta (2,4%) discretamente superior à do indicador nacional (2,2%), apresentando o 17º avanço entre as unidades da Federação, 25 das quais tiveram resultados positivos, lideradas por Amapá (8,3%), Paraíba (7,5%) e Alagoas (5,6%). Só Tocantins (-0,4%) e Rio de Janeiro (-1,1%) têm quedas nesse indicador.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil