Nos dias 30 e 31 de outubro, Salvador (BA) sediará a 3ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Após duas edições realizadas em Belém (PA), a Conferência acontece pela primeira vez na capital baiana para ampliar o diálogo sobre o papel estratégico da Amazônia na construção de um futuro mais sustentável para o Brasil e o mundo.
Consolidada como um dos principais fóruns sobre a região, o encontro internacional reunirá especialistas, lideranças empresariais, representantes de governos, povos originários, pesquisadores e membros da sociedade civil. A proposta desta edição é avançar na construção de uma agenda de ações estruturantes voltadas à preservação ambiental, justiça climática e desenvolvimento de novas economias.
A terceira edição será no Centro de Convenções Salvador, no mesmo local onde vai ocorrer a edição 2025 da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM). O evento também servirá como preparação estratégica para a COP30, que será realizada em 2025 em Belém (PA), fortalecendo o protagonismo da Amazônia nas discussões globais sobre clima e sustentabilidade.
Segundo o IBRAM, a Amazônia é essencial para o equilíbrio climático do planeta, e a superação dos desafios da região requer uma atuação conjunta entre setor público, privado, academia e sociedade. “Promover o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia de forma alinhada à preservação ambiental é um desafio significativo. Este evento internacional é uma oportunidade valiosa para reunir líderes em torno de soluções que impulsionem um crescimento sustentável e garantam a conservação de um bioma vital para o futuro do planeta”, destaca Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM.
Entre os temas em destaque estão mudanças climáticas, transição energética justa, bioeconomia, inovação sustentável, governança territorial e o protagonismo dos povos da floresta. A Conferência também será uma plataforma estratégica para fomentar políticas públicas e incentivar negócios sustentáveis, respeitando as especificidades sociais, culturais e ambientais da região.
Com esta iniciativa, o IBRAM reafirma seu compromisso em liderar ações que promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável na Amazônia, estimulando um novo modelo econômico que una conservação ambiental e bem-estar das populações locais.O evento é restrito a convidados, mas os interessados podem manifestar seu interesse e solicitar inscrição, sujeita à aprovação.
A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias conta com o patrocínios na categoria Master da BHP, Hydro e Vale; na categoria Cota 2, da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral(CBPM) e do Governo da Bahia; na categoria cota 3, Itaú, Cota 4, Alcoa. Também recebe o apoio da Concertação pela Amazônia, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e Instituto Arapyaú.
Serviço
3ª Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
Data: 30 e 31 de outubro de 2025
Local: Centro de Convenções Salvador | Salvador (BA)
Informações: https://amazoniaenovaseconomias.com.br/
Programação: https://amazoniaenovaseconomias.com.br/sobre-a-conferencia/#programacao
Bamin: Crédito IBRAM