O Hub Salvador, equipamento administrado pela Prefeitura, iniciou na última semana um curso gratuito de Informática Básica para pessoas idosas. Com duração de dois meses, a capacitação é um projeto pioneiro que busca ampliar a autonomia digital e reforçar a segurança online desse público.
Além de aulas práticas duas vezes por semana, na sede do Hub, no Comércio, os 15 participantes do curso recebem uma ajuda de custo de R$ 600, em cartão LeCard, para despesas de transporte e alimentação. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o poder público municipal, o Hub Salvador e o Centro Universitário Uniruy Wyden, com patrocínio da LeCard e da Voxlink, além de apoio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Cepedi).
Bancária aposentada, Maria Oliveira, 75 anos, faz questão de pontuar os benefícios do aprendizado digital. “O pessoal 60+ não está mais só naquela época de tricotar. Estamos fazendo muitas atividades, inclusive com o uso da internet. Não podemos negar que a informática, a tecnologia avançada, é um pouco difícil. Então, esse curso veio realmente na hora certa”, considera.
Enquanto aguarda a publicação da aposentadoria, a funcionária pública Luzia Maria Furtado, 61 anos, faz questão de se manter ativa nas atividades físicas e intelectuais.”É uma boa oportunidade para quem não conhece os recursos da internet. Tem muita gente que não tem conhecimento. Eu mesmo sei o básico para usar no celular, aqui vamos aprender a usar computadores e notebooks. Será um ótimo aprendizado”, diz.
As aulas presenciais acontecem sempre às quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h. As atividades são ministradas em linguagem simples e acessível, combinando exposição teórica, exercícios práticos individuais e em grupo, sempre em um ambiente acolhedor e adaptado ao ritmo de aprendizagem dos participantes. Os alunos também contam com a presença de um monitor.
Técnico em instrumentação cirúrgica aposentado, Rudival Silva, 67 anos, é o único homem da turma. “Estou aproveitando o máximo possível, adquirindo mais experiência. Afinal, a tecnologia hoje está cada vez mais avançada; se a gente não acompanhar, fica para trás”, brinca.
Inclusão digital e autoestima – Coordenador do curso e professor de Ciências da Computação da Uniruy, Pedro Kislansky destaca que a principal motivação da iniciativa é reduzir a exclusão digital entre pessoas idosas. “A proposta é promover a inclusão digital desse público, oferecendo autonomia no uso de tecnologias essenciais no dia a dia. Queremos facilitar o acesso a serviços online e fortalecer a autoestima dos participantes ao aprenderem algo novo”, explica.
Segundo o coordenador do curso, as aulas são totalmente práticas, com foco no uso do computador, internet e redes sociais, além de orientação para acessar serviços públicos digitais, como o GOV.BR. Outro destaque é o módulo sobre segurança digital e prevenção contra golpes online, trabalhado a partir de casos reais.
“Nosso objetivo é que, ao final, os alunos sejam capazes de navegar com segurança, usar e-mail, agenda online, ferramentas de videoconferência e também acessar serviços essenciais sem depender de terceiros”, completa Kislansky.
CEO e coordenador executivo do Hub Salvador, Antonio Rocha afirma que a proposta do curso reflete o compromisso do espaço em democratizar o acesso à tecnologia. “É muito simbólico que um projeto de inclusão digital para idosos aconteça aqui no Hub. Queremos mostrar que inovação também é olhar para as necessidades sociais, dando a esse público condições de usar ferramentas digitais com segurança e independência”, diz.
Apoio financeiro – O curso disponibiliza ainda auxílio capacitação de R$ 600 para cada participante, em cartão da LeCard. A presença mínima em 75% das aulas é requisito para o recebimento do auxílio e do certificado. “Esse incentivo facilita a participação de pessoas com menos recursos e contribui para sua permanência no curso”, afirma Kislansky.
A edição atual funcionará como um projeto piloto. Em caso de sucesso, a ideia é expandir a iniciativa para novas turmas e transformar a experiência em um programa contínuo.
“A LeCard tem a maior honra de patrocinar esse curso, contribuindo para que a melhor idade se proteja contra os golpes digitais e tenha mais autonomia no dia a dia. A iniciativa está alinhada ao compromisso da LeCard de promover inovação com propósito, voltada para o desenvolvimento das pessoas. Esse projeto social também fortalece a presença da LeCard na Bahia e reforça seu vínculo com a comunidade local”, afirma o representante institucional da empresa, Diogo Reis.
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS