terça, 14 de outubro de 2025
Euro Dólar

MINISTRO DE MINAS E ENERGIA REFLETE SOBRE APAGÃO: “RESTABELECIMENTO RÁPIDO DEMONSTRA ROBUSTEZ DO SISTEMA”

LUIZA SANTOS - 14/10/2025 16:23

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira, 14 de outubro, que a interrupção de energia que provocou uma falha no fornecimento na madrugada desta terça em 13 estados e no Distrito Federal foi um caso pontual. “Não é falta de energia. Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia”, explicou Silveira.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no Paraná, e que o fornecimento foi restabelecido de maneira segura. Em até 1h30min todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. Já as cargas da região Sul foram recompostas até 2h30min após a ocorrência.

Para o ministro, a rápida recomposição demonstra a capacidade de resposta do Governo do Brasil. “Imediatamente fomos acionados. Acionamos o Grupo Especial de Resposta Rápida, onde entra ONS, ANEEL, Ministério de Minas e Energia, o Secretário Nacional de Energia e o Presidente do ONS, e restabelecemos em uma hora e meia, quase 100% de todos os estados. É a demonstração da robustez da transmissão nacional”, afirmou.

“É importante que a população entenda o que acontece nesse momento. Quando se fala em apagão, a gente sempre liga àqueles tristes episódios de 2001 e de 2021, que, na verdade, aconteceram por falta de energia e de planejamento. Hoje, não. Temos muita energia. Inclusive, robustecemos o sistema de transmissão com R$ 70 bilhões em linhas de transmissão que contratamos”, prosseguiu o ministro.

RELATÓRIO E REUNIÃO – Silveira destacou que ainda na manhã desta terça-feira os principais agentes ligados ao fornecimento de energia do país estarão reunidos para discutir o ocorrido. “Para todo evento desse tipo é aberto um Relatório de Apuração de Perturbação. Reúne-se o comitê de monitoramento do setor elétrico. É como acontece na aviação, para que a gente faça possíveis correções e evite novos problemas. E a gente moderniza ainda mais e busca soluções para evitar e prevenir novos problemas”.

QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta terça-feira a Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), Portal Correio do Povo de Porto Alegre (RS), Rádio Bandeirantes de São Paulo (SP), Rádio Sociedade de Salvador (BA), Rádio Bandnews de Belo Horizonte (MG), Rádio 98 FM de Belo Horizonte (MG).

Foto: Diego Campos/Secom-PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.