O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o Brasil não precisará retomar o horário de verão em 2025. Segundo ele, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico avaliou a situação e concluiu que o país está em “condição de segurança energética completa e absoluta”, resultado do planejamento e dos índices favoráveis de chuvas nos últimos anos.
Silveira destacou que, caso haja necessidade no futuro, o governo está preparado para implementar a medida. “Se fosse necessário, nós teríamos coragem de fazê-lo”, afirmou.
O Ministério de Minas e Energia já havia informado, no início de outubro, que a prática — suspensa desde 2019 — não será adotada no próximo ano, desmentindo rumores sobre um possível retorno. Tradicionalmente, o horário de verão adiantava os relógios em uma hora, aproveitando mais a luz natural para reduzir o consumo de energia.
Apesar da decisão, o governo seguirá monitorando o sistema elétrico e os padrões de consumo para reavaliar a necessidade de reintroduzir o horário de verão nos próximos anos.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil