terça, 14 de outubro de 2025
Euro Dólar

BA-VI: ÁRBITRO TEM HISTÓRICO DE POLÊMICA CONTRA O BAHIA NO BARRADÃO

VICTOR OLIVEIRA - 14/10/2025 15:09

Anderson Daronco é o árbitro definido pela CBF para apitar o clássico Vitória x Bahia, pela 28ª rodada do Brasileirão, nesta quinta-feira (28), no Barradão.

Gaúcho de 44 anos, Daronco já apitou quatro jogos do Bahia em 2025, sendo dois triunfos (2×1 sobre São Paulo e 1×0 sobre Palmeiras, 0x0 com o Sport e derrota de 1×0 para o Flamengo).

No último fim de semana, ele foi o escolhido para apitar Ponte Preta x Guarani em jogo decisivo valendo acesso para a Série B nacional.

Já falando sobre o maior clássico nordestino, o árbitro tem histórico em uma final de Campeonato Baiano e com polêmica.

Bahia reclamou de erro de Daronco em Ba-Vi no Barradão

No jogo de ida da final do Baianão de 2016, o Bahia saiu derrotado por 2 a 0. O primeiro gol foi anotado em um pênalti contestado por jogadores, comissão técnica, diretoria e torcedores tricolores. No lance, Tinga e Vander dividem espaço na área, em bola aérea, e o meia rubro-negro cai.

“(Ele me disse) que só esperou que eu encostasse um pouco nele para cair”, afirmou Tinga, sobre Vander, em entrevista na saída do campo.

Vice-presidente tricolor na época, Pedro Henriques chamou a marcação feita por Daronco de ‘pênalti inventado’, tendo prejudicado o Esquadrão na ida da final, citando também erro cometido por Leandro Pedro Vuaden na volta.

“O Bahia foi claramente prejudicado nos dois jogos. No primeiro, o pênalti inventado para o Vitória, que tem um time com qualidade e poderia ter nos vencido, mas foi beneficiado. Os árbitros foram bem escolhidos para o resultado ser o que foi. Perdemos a confiança nas competições, temos motivos para isso, muitos motivos”, disse o dirigente, em 2016.

No jogo de volta, o Bahia venceu por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, e contestou um pênalti não marcado por Vuaden, que poderia empatar a final no placar agregado.

Foto: Rafael Rodrigues/ EC Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.