O Núcleo de Operação Assistida (NOA), central de videomonitoramento da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), completa 10 anos de operação em 2025. O setor foi lançado em 2015 como uma moderna ferramenta de monitoramento e gestão do trânsito, capaz de orientar os profissionais da autarquia, ao permitir o acompanhamento em tempo real das operações de tráfego e fiscalização.
O Núcleo atua com cerca de 300 câmeras espalhadas por diversos pontos da cidade. Desde a sua criação, já foram realizados mais de 240 mil atendimentos, a maioria (53%) por estacionamento irregular.
Entre os serviços realizados neste período a partir do monitoramento, destaca-se a retirada de aproximadamente dois mil veículos abandonados e outros quatro mil quebrados em vias da cidade. Os veículos abandonados são levados para o pátio da Transalvador, na Avenida Barros Reis, enquanto os danificados são rebocados gratuitamente para um local seguro até o condutor aguardar um atendimento particular.
Todo o monitoramento é feito por meio de sistemas, informações georreferenciadas, câmeras de monitoramento, comunicação rápida e eficiente via rádio e internet 4G, com mão de obra qualificada. Atualmente, 34 colaboradores se revezam no Núcleo durante 24 horas, sete dias por semana. Além de detectar acidentes, o NOA também observa flagrantes de infrações de trânsito.
O NOA permite o registro e mensuração, com cruzamento de dados, de todas as ocorrências de trânsito, como acidentes e infrações, produzindo gráficos, painéis e indicadores, construindo cenários e expectativas que subsidiam o planejamento da Transalvador. A central de videomonitoramento também auxilia o órgão a selecionar os pontos da cidade nos quais as ações são mais necessárias e a melhor forma de atuação, indicando a quantidade de agentes e recursos que devem ser utilizados.
Todas as atividades do Núcleo são assistidas pela fornecedora dos equipamentos e serviços, contando com analistas de sistema e de suporte de rede. A medida engloba suporte ao uso e transferência de conhecimento, com treinamento e qualificação da equipe de supervisão da Transalvador para fins de qualificação no uso das tecnologias adquiridas para fiscalização de trânsito e transporte.
Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS