Teve início neste sábado (11) a etapa de capacitações do projeto Polo da Gente 2025, iniciativa coordenada pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), com apoio das empresas Basf, Braskem, Indorama, Bracell, Bayer, Bahiagás, Cetrel e SNF. O projeto tem como objetivo otimizar o funcionamento de entidades sociais por meio da qualificação dos profissionais que atuam diretamente no cuidado com a comunidade em Camaçari e Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador.
Uma das entidades beneficiadas é o Lar de Idosos Julieta Batista, em Dias d’Ávila, que abriga 25 pessoas. O local ganhará novos equipamentos, incluindo fogão e forno industrial, geladeira, micro-ondas, liquidificador, ventilador de parede, televisão, aparelho de pressão de braço e oxímetro. Além disso, os profissionais da entidade passarão por capacitação sobre primeiros socorros e Norma Regulamentadora 1 (NR1), que estabelece as diretrizes gerais sobre segurança e saúde no trabalho.
“As benfeitorias, bem como as capacitações, trarão mais segurança e promoverão mais oportunidades de lazer e entretenimento, fortalecendo a garantia mais segura e conforto para nossos idosos”, destaca Zaila Soares, coordenadora do Lar de Idosos.
Outra instituição que será beneficiada pelo Polo da Gente este ano é a Associação Paulo Tonucci (APITO), que atua na educação de crianças e jovens, beneficiando 350 famílias em Camaçari. Será instalada na sede da entidade um toldo de cobertura da área externa, além da aquisição de um kit de microfone sem fio e uma caixa de som. Também serão promovidas para os profissionais do espaço capacitações sobre inclusão de crianças atípicas em ambientes institucionais de educação típicas, sustentabilidade e papel dos responsáveis na segurança das crianças.
“São ações muito importantes para conseguirmos realizar mais trabalhos na área externa, além de capacitações com temáticas valiosas para nós, que vão garantir meios para orientar e informar essas famílias, fortalecendo muito nosso trabalho”, aponta Liliane Cavalcante, coordenadora geral da Associação Paulo Tonucci.
Cinco instituições localizadas nos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila foram selecionadas para integrar o projeto. Em Camaçari, além da APITO, serão contempladas a Escola Comunitária Parque Florestal e a Creche Escola Comunitária Carmem Mirim. Já em Dias D’Ávila, o Polo da Gente vai beneficiar além do Lar de Idosos Julieta Batista, a APAE. A previsão é de que as intervenções beneficiem diretamente 1.280 pessoas com as benfeitorias e 215 com as capacitações.
O Polo da Gente busca fortalecer fisicamente os espaços das entidades atendidas, tornando os ambientes mais seguros e adequados para o acolhimento da comunidade, contribuindo também para o desenvolvimento local, fortalecendo a rede de proteção social e estimulando a inclusão das comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari.
“O Polo da Gente existe para criar oportunidades que geram impacto duradouro, conectando inovação às necessidades reais da comunidade. É uma iniciativa que reflete, de forma muito clara, o compromisso do Polo Industrial de Camaçari com as comunidades vizinhas às suas operações, fortalecendo não apenas as instituições, mas também as pessoas que trabalham diariamente em prol do bem-estar social em Camaçari e Dias d’Ávila”, pontua Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Cofic. Ele ressalta ainda que esse importante projeto é realizado com o apoio da Comissão de Comunicação do Cofic, por meio de um Grupo de Trabalho coordenado por Ruth Oliveira, integrante da área de Relações Institucionais da Braskem.