A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza, no sábado (11) e domingo (12), testagem rápida gratuita para sífilis e HIV na Base Avançada da Guarda Municipal, localizada na orla da Barra. A ação, que acontece das 7h às 19h nos dois dias, integra a campanha Outubro Verde, voltada à conscientização e prevenção da sífilis e da sífilis congênita.
Além de permitir o diagnóstico precoce, a iniciativa também tem como objetivo levar informação e incentivar a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os profissionais da SMS estarão disponíveis para realizar os testes com total sigilo, além de oferecer orientações e distribuir itens como preservativos e géis lubrificantes. Se necessário, os testados poderão iniciar o tratamento no local ou ser encaminhados para acompanhamento médico na rede municipal de saúde.
“É fundamental que a população aproveite essas oportunidades de testagem e informação. O teste é rápido, seguro e o resultado fica disponível em poucos minutos, permitindo diagnóstico e tratamento precoces, o que evita complicações”, destaca Aline Alencar, referência técnica da Rede Alyne, do Ministério da Saúde, e integrante do Grupo de Trabalho (GT) Sífilis da secretaria.
No último domingo (5), a SMS montou um módulo na Arena Fonte Nova durante a partida entre Bahia e Flamengo. Ao todo, foram realizadas 308 testagens rápidas, contemplando 154 pessoas. Dessas,16 apresentaram resultado positivo para sífilis, correspondendo a 10,4% dos testados. Esse dado evidencia a importância das ações de busca ativa, que permitem identificar precocemente os casos e oferecer tratamento imediato gratuito, além de reduzir a disseminação das infecções.
Ao longo do mês, outras ações têm sido realizadas em locais com alto fluxo de pessoas na capital baiana, com o objetivo de ampliar o acesso à testagem, fortalecer a prevenção e conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde sexual.
Foto: Ascom SMS