quinta, 09 de outubro de 2025
Euro Dólar

NOVA LINHA DE ÔNIBUS COM SAÍDA DO TERMINAL CAMPINAS LEVA MAIS MOBILIDADE A MORADORES DO DIQUE DO CABRITO

Victoria Isabel - 09/10/2025 18:00

A linha de ônibus 1800 – Terminal Campinas x Oscar Seixas/Dique do Cabrito entrou em operação na manhã desta quinta-feira (9), trazendo mais uma opção de mobilidade para quem vive ou trabalha na região de Pirajá, do Alto do Cabrito e adjacências. O serviço, que foi criado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), começou a circular com saída do Terminal Campinas de Pirajá, ao lado da estação de metrô de mesmo nome.

A nova linha, que funciona das 5h às 21h20 em dias úteis e aos sábados, atende a uma antiga reivindicação dos moradores. A partir de agora, os ônibus passam a ligar diretamente o Dique do Cabrito, a Rua Oscar Seixas e o Alto do Cabrito ao metrô, encurtando distâncias e devolvendo tempo e segurança a quem depende do transporte público todos os dias.

Para o morador e rodoviário Pedro Souza, de 45 anos, o início da operação vai mudar o cotidiano de quem antes precisava caminhar longos trechos até o ponto mais próximo. “Antes, a gente tinha muita dificuldade de acesso ao metrô. Agora, vai facilitar muito, porque teremos integração com toda a cidade. O ônibus vai passar praticamente na porta de casa, o que dá mais segurança, principalmente à noite. Antes a gente andava muito, e agora podemos ir e voltar com tranquilidade”, contou.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a criação da linha 1800 simboliza uma conquista coletiva. “A linha chega para atender aos anseios da comunidade, especialmente dos moradores da Rua Oscar Seixas, que pediam um atendimento para um terminal. Serão ônibus novos, com ar-condicionado, para dar mais conforto aos usuários”, afirmou.

O gestor destacou ainda que o início da operação marca um avanço no sistema de transporte da cidade. “Esse é um momento histórico para Salvador, porque também marca a inauguração do Terminal Campinas de Pirajá, uma demanda antiga das comunidades do entorno. É um atendimento importante que beneficia toda a região do Alto do Cabrito e de Pirajá. Essa é a 43ª linha implementada este ano, cumprindo o compromisso do prefeito Bruno Reis de reforçar o transporte público da capital”, disse o secretário.

Mulheres no Volante – Entre os detalhes que tornam o momento ainda mais significativo está a presença feminina no comando de um dos ônibus. Adriana de Jesus, integrante do programa Mulheres no Volante, celebra o início da nova etapa profissional conduzindo a linha 1800. “É uma satisfação, porque é a oportunidade de colocar meu sonho em prática. Inaugurar essa linha hoje é um prazer. Quando soube que rodaria aqui, foi algo novo, mas estou tirando de letra. É uma emoção muito grande participar desse momento”, disse Adriana, que há oito meses atua como motorista.

A diretora de Transportes da Semob, Luciana Santana, ressaltou que a nova linha é fruto de escuta e diálogo com a comunidade. “Essa linha vem de um clamor muito grande da população do Alto do Cabrito. Vai fazer uma ligação curta e direta com o metrô, algo que era muito esperado”, afirmou.

Transporte Complementar – Luciana destacou também que, a partir de sábado, três linhas do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC) passarão a operar no Terminal Campinas, fortalecendo ainda mais a integração do transporte público da capital. “É uma novidade importante, porque o STEC nunca tinha sido ligado a uma estação de metrô. Duas dessas linhas farão base no terminal e uma será passante, ampliando as opções para a população”, completou.

As novas linhas vão ampliar a integração e as opções de deslocamento para os usuários da região. Os três novos trajetos serão a linha L111 – Baixa do Fiscal/Lobato – Terminal Campinas/Brasilgás; L210 – Terminal Campinas/Brasilgás – Aeroporto e L509 – Terminal Campinas/Brasilgás – Itapuã. A novidade representa um marco importante, já que é a primeira vez que o sistema STEC é ligado diretamente a uma estação de metrô, oferecendo conexões mais rápidas e acessíveis para diferentes áreas da cidade.

Cerca de 20 outras linhas já atendem à região e serão gradualmente integradas à circulação interna do novo terminal. A medida amplia as opções de deslocamento para bairros como Sussuarana, Paralela, Baixa do Fiscal e Avenida Pinto de Aguiar, aproximando ainda mais a população dos principais eixos de transporte da cidade.

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.