sábado, 18 de outubro de 2025
Euro Dólar

MÉDICO DO TRABALHO: DESCUBRA A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL QUE CUIDA DA SAÚDE DE QUEM MOVE AS EMPRESAS

João Paulo - 09/10/2025 15:00 - Atualizado 09/10/2025

Na Bahia, onde atividades como construção civil, indústria petroquímica e agronegócio têm forte presença, a atuação do médico do trabalho é fundamental para evitar altos índices de acidentes e doenças ocupacionais. Segundo dados da Delegacia Sindical dos Auditores-Fiscais do Trabalho da Bahia (SINAIT DS/BA), até o dia 16 de maio deste ano, o número de acidentes de trabalho e adoecimentos notificados no estado ultrapassou seis mil casos, além de 38 mortes registradas no ambiente laboral.

Por isso, a importância desse profissional, uma especialidade médica ainda pouco conhecida fora do ambiente corporativo, mas fundamental para garantir a saúde física, mental e social dos trabalhadores. “Muita gente não sabe, mas o médico do trabalho pode atuar em diversas frentes: empresas privadas, órgãos públicos, consultorias, perícias judiciais, auditorias e até em programas de reabilitação. Sua formação exige não apenas a graduação em Medicina, mas também uma especialização com foco em legislação trabalhista e saúde ocupacional. É uma profissão que requer sensibilidade, técnica e visão sistêmica. No fim das contas, cuidar do trabalhador é cuidar da base que sustenta qualquer negócio”, afirma Ana Paula Teixeira, médica do trabalho, consultora e escritora.

Especialista em Saúde e Bem-estar, Ana Paula garante que o médico do trabalho é o elo entre a saúde do colaborador e a produtividade das empresas. Ela conta que, quando atua de forma estratégica, consegue prevenir doenças, reduzir afastamentos e melhorar o clima organizacional. Muito além dos tradicionais exames admissionais e demissionais, esse profissional acompanha o dia a dia dos trabalhadores, identifica riscos no ambiente laboral e propõe melhorias para garantir um ambiente mais seguro e saudável.

“A missão do médico do trabalho é promover saúde no sentido mais amplo. Ele precisa entender de ergonomia, psicologia, legislação e até comportamento humano para fazer seu trabalho de forma completa”, explica Ana Paula Teixeira. Ela ressalta ainda que, na prática, esse profissional também atua junto aos gestores e Recursos Humanos na construção de políticas internas de saúde e bem-estar, além de contribuir com treinamentos e campanhas educativas.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.