O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (9), que a criação de oito novos campi de institutos federais na Bahia tem como objetivo preparar trabalhadores para atender à nova fase da indústria brasileira. A declaração foi dada em entrevista ao programa PNotícias, da rádio Piatã FM, direto do Palácio da Alvorada, em Brasília.
Segundo Lula, a expansão da rede federal de ensino técnico busca qualificar profissionais locais para os empregos que serão gerados por investimentos públicos e privados, estimados em mais de R$ 19 bilhões. “Esses institutos vão formar profissionais preparados para a nova indústria brasileira, que estamos retomando com força. É fundamental garantir que os empregos gerados pelos investimentos fiquem com os trabalhadores do estado”, afirmou o presidente.
Lula ressaltou ainda que a iniciativa é uma prioridade compartilhada com o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner e o ministro Ricardo Capelli. “Queremos ver baianos e baianas na linha de frente dessa nova etapa de desenvolvimento”, completou.
Os novos institutos federais serão instalados em Santo Estêvão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso. O investimento total será de R$ 200 milhões destinados às obras.
Foto: Reprodução/Youtube