O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, falou nesta quinta-feira (9), durante o Workshop de Cabos Submarinos e Data Centers, realizado na sede da pasta, em Brasília, sobre a transformação digital que o Governo Federal promoverá em breve para garantir soberania digital e maior conectividade em todo o território nacional.
O evento leva o nome de duas das mais importantes políticas nacionais que serão elaboradas pelo Governo Federal. O encontro reúne especialistas de diversos países para debater a expansão da infraestrutura digital em rotas pelo oceano, preparando o Brasil para o crescente volume de dados que vem transformando a economia e o dia a dia das pessoas.
O ministro das Comunicações participou da abertura do workshop e destacou as contribuições que o ministério recebeu da sociedade civil, de especialistas e de acadêmicos para a construção sólida da Política Nacional de Cabos Submarinos. As contribuições para a Política Nacional de Data Centers ainda estão em andamento e serão aceitas até o próximo dia 15 de outubro.
“Esses dois temas estão profundamente interligados. São os cabos submarinos que conectam o Brasil ao mundo e garantem a capacidade de troca de informações necessária para que nossos data centers possam funcionar com eficiência, segurança e velocidade”, afirmou o ministro.
O ministro também falou sobre os grandes desafios da pasta para conectar uma parcela da população brasileira que ainda possui acesso precário à internet. Segundo ele, a prioridade do Governo Lula é promover a inclusão digital e avançar na infraestrutura tecnológica com um planejamento moderno e pautado no diálogo.
“Recebemos mais de 700 contribuições de associações, da academia, de grandes players da indústria e de cidadãos interessados. Essa escuta ampla e participativa nos permite construir um ambiente mais seguro, moderno e competitivo, que simplifique processos, reduza custos, estimule a indústria nacional e leve inclusão digital a todos os brasileiros”, completou o ministro.
No Brasil, 99% do tráfego internacional de dados depende dos cabos submarinos. O país conta atualmente com 17 cabos em operação, concentrados nas regiões Nordeste e Sudeste. O ministério pretende mudar esse cenário e ampliar a conectividade com as duas tomadas de subsídios, sobre cabos submarinos e data centers, no eixo da conectividade e infraestrutura. Todos esses processos auxiliarão o governo na elaboração de iniciativas sólidas de regulamentação e governança.
“As estratégias que estamos desenvolvendo para cabos submarinos e data centers têm o potencial de impulsionar a economia do futuro, a economia digital, que movimenta trilhões de dólares no mundo e define a competitividade das nações. Ao avançarmos nessas duas frentes, abriremos caminhos para um Brasil mais conectado, inovador e soberano, capaz de gerar oportunidades em todos os estados e de promover inclusão digital e desenvolvimento sustentável”, finalizou o ministro.
Foto: Shizuo Alves/MCom