Entre as inspirações para os estudantes está o ex-aluno Adrian Santana, que iniciou sua trajetória na Oficina de Wrestling do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Áurea dos Humildes Oliveira (CETIPAHO), na cidade de Aporá, e hoje ocupa o primeiro lugar do ranking nacional na categoria Sub-20. O estudante iniciou na modalidade em 2022, quando cursava o 1º ano do Ensino Médio e recebeu o incentivo dos professores Jamille Escobar e Adalito Júnior. “Eles acreditaram em mim e despertaram um sonho que mudou minha vida”.
No início, os treinos eram improvisados, mas com a nova estrutura da unidade de ensino e o apoio do Programa Educa Mais Bahia, Adrian participou dos Jogos Escolares Brasileiros e de competições nacionais. “Hoje, com 19 anos, sou campeão brasileiro Sub-20, pelo Clube SESI de São Paulo, mas reconheço o início da minha trajetória e levo comigo o orgulho de ter concluído o Ensino Médio na escola pública de Aporá”.
O treinamento, do qual eles estão participando, desde segunda-feira (6), fortalece o espírito de integração entre os participantes e valoriza o esporte olímpico no continente. A delegação baiana está levando a força e o talento dos jovens que despontam nas escolas públicas estaduais, agora reconhecidas também como celeiros de novos atletas. A diretora da unidade de Aporá, Cléa Dantas Gouveia, comenta sobre a trajetória de Adrian. “Ele começou com a gente e se tornou um exemplo do poder transformador da educação aliada ao esporte. Ele mostra aos nossos alunos que é possível ir além e realizar sonhos por meio do esforço e da dedicação”.
Transformação social
A diretora Cléa ressalta, ainda, o papel do Educa Mais Bahia na formação integral dos estudantes, ao unir aprendizado, saúde e projeto de vida. “O programa é um ganho significativo na prática pedagógica, pois amplia horizontes e mostra que é possível ir além”, afirma. A estudante Júlia Nascimento expressa sua expectativa. “Espero voltar vitoriosa, representando a Bahia neste evento tão importante”.
O professor Adalito Júnior, árbitro da Confederação Brasileira de Wrestling e voluntário do programa, no município de Aporá, reforça que o esporte tem transformado realidades no interior baiano. “A prática esportiva desenvolve disciplina, coragem e confiança. Adrian Santana é um exemplo de superação que inspira outros jovens a acreditarem no próprio potencial”. Para o treinador de Lençóis, Glauber Alberto Souza Rocha, o foco vai além das medalhas. “Esses jovens estão vivendo uma experiência inesquecível de integração e aprendizado com atletas de toda a América do Sul”.
Equipe de atletas
Representando o CETIPAHO de Aporá estão Júlia Nascimento (49kg) e Letícia Nascimento (53kg), no Estilo Livre Feminino Sub-15, além de Guilherme Santos (86kg) e Felipe Dantas (71kg), no Estilo Livre Masculino Sub-17. Já pelo Centro Educacional Renato Pereira Viana, de Lençóis, competem Thais Ranyelle Pires Santos (46kg), João Daniel Vilanova Silva (71,8kg), Silas Diamantino Santos (45kg), Jhonata da Silva Santos (57kg), Jefferson da Silva Santos (65kg), Lucas Felipe dos Santos Lima (85kg), Alice Santana Pellegrini Pinheiro (55kg) e David Flávio dos Santos Lima (60kg), sob orientação do treinador Glauber Alberto Souza Rocha, oficineiro do Educa Mais Bahia.
Fotos: Acervo Pessoal