quarta, 08 de outubro de 2025
Euro Dólar

MÉDICOS EXPLICAM POR QUE A CAMINHADA FORA DE CASA É MAIS PODEROSA QUE A DA ESTEIRA

João Paulo - 08/10/2025 08:00

Uma nova pesquisa científica enfatiza que caminhar fora de casa oferece um impacto positivo no corpo e na mente que a esteira não consegue igualar. O estudo aponta que o contato direto com a natureza traz vantagens que vão muito além da meta de emagrecimento, agindo como um remédio natural e gratuito. Embora a praticidade da esteira seja importante, a exposição à luz natural e o desafio do terreno irregular ativam sistemas biológicos que não são estimulados em ambientes fechados. Por isso, a comunidade médica recomenda integrar a caminhada ao ar livre como uma prioridade na rotina de saúde.

O ato de pisar em superfícies diferentes e respirar o ar fresco promove um equilíbrio que alivia a tensão e fortalece as estruturas físicas, como comprovam os dados. É fundamental, portanto, que se busque um ponto de equilíbrio entre a tecnologia da esteira e a sabedoria da natureza para o máximo bem-estar. A caminhada em meio a paisagens naturais é um recurso eficaz para restaurar a calma e o foco da mente, funcionando como um detox mental. A exposição à luz do sol diminui drasticamente os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, facilitando a desconexão dos estímulos digitais e urbanos.

A luz solar matinal também atua como um impulso na produção de vitamina D, nutriente crucial para o funcionamento do organismo. Apenas um curto período de 15 minutos sob o sol já contribui significativamente para níveis saudáveis, fortalecendo ossos e o sistema imunológico contra doenças. Os médicos comprovam que o ambiente verde melhora a qualidade do sono e a estabilidade do humor das pessoas. O silêncio e os sons da natureza, como o canto dos pássaros, promovem uma recarga cerebral natural, agindo como um interruptor para o estresse.(Correio)

por Imagem: Ihor Bulyhin | Shutterstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.