Em reunião nesta segunda-feira (6), a Diretoria Colegiada da Sudene aprovou a adesão de 19 empresas à política de incentivos fiscais da Autarquia, que atua como instrumento de atração de novos empreendimentos e de estímulo às atividades já em operação em sua área de atuação. Foram 15 relacionados com a Redução de 75% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e quatro com o Reinvestimento de 30% do IRPJ.
No total, as empresas beneficiadas com os incentivos fiscais informaram ter realizado investimentos da ordem de R$ 268,9 milhões e manutenção de 4.511 empregos, dos quais 450 são novos postos de trabalho. O destaque, segundo a coordenação de Incentivos Fiscais da Sudene, foi para o investimento realizado pela Brastex, empresa do setor têxtil instalada na Paraíba, no valor de R$ 58,9 milhões.
Os pleitos estão distribuídos pelos estados da Bahia (1), Ceará (4), Espírito Santo (3), Maranhão (1), Minas Gerais (1), Paraíba (4), Pernambuco (1), Piauí (3) e Rio Grande do Norte (1). Entre os projetos aprovados, são quatro direcionados a incentivos para a implantação de novos empreendimentos; quatro de Reinvestimento e dez de modernização. Um dos pleitos aprovados foi de retificação.
“Alinhado ao nosso esforço de interiorização dos investimentos, aprovamos hoje o primeiro incentivo para um empreendimento instalado no município de Bacabeira (MA), o da Brasil Mineração e Transportes, que faz parte do Grupo Greca Asfaltos”, comentou o coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais da Sudene, Silvio Carlos do Amaral e Silva.
Durante a reunião, o coordenador-geral afirmou que existem 193 pleitos de incentivos fiscais em análise pela Sudene. Entre eles, 51 de empresas instaladas na Bahia, 38 no Ceará e 29 em Pernambuco. “Encerramos no último dia 30 o prazo para garantir a análise preferencial das demandas até dezembro deste ano”, afirmou. Ele ressaltou que é necessária a realização de vistorias, além da análise documental.
Foto: Depositphotos